Geral

Vereador reforça a necessidade do retorno do DOF para Corumbá

27 SET 2022 • POR Assessoria • 15h00
Alexandre reforça a necessidade do retorno do DOF para mais segurança na fronteira - Assessoria

O vereador Alexandre Vasconcellos reforçou a importância do retorno do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) a Corumbá, imprescindível para desenvolvimento de ações de combate à criminalidade na região fronteiriça com a Bolívia.

O pedido foi feito por meio de requerimento direcionado ao governador Reinaldo Azambuja, com cópia ao secretário de Estado Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, reiterando requerimento apresentado em fevereiro de 2021.

“A fronteira com a Bolívia está distante do centro apenas quatro quilômetros, com diversas estradas vicinais ligando um país ao outro. É necessário urgentemente o retorno da DOF, para que o combate aos crimes fronteiriços tenha mais eficiência, fiscalização e, consequentemente, maior apreensão de drogas e materiais ilícitos”, reiterou o vereador.

O vereador observou ainda o aumento das ações criminosas na região, inclusive servindo de rota para marginais atravessar a fronteira, levando veículos roubados no Brasil.

Lembrou que a cidade conta com uma estação de radar que faz o controle do espaço aéreo, mas precisa reforçar o sistema de segurança. “Isso será possível com a presença do DOF na cidade para inibir as ações de marginais via terrestre e também pela hidrovia, reduzindo a criminalidade, e permitindo maior segurança aos pantaneiros”, ressaltou.

FIM DO PEDÁGIO

Na sessão de ontem, o vereador celebrou o fim do pedágio na ponte sobre o Rio Paraguai, na região do Morrinho. “Era uma luta antiga nossa e, na época, buscamos a redução do valor, lembrando que o pedágio aqui, R$ 14,10, para carros de passeio, estava bem acima do cobrado na ponte Rio-Niterói”, lembrou.

Em fevereiro desse ano, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes no Mato Grosso do Sul (DNIT), Euro Nunes Varanis Júnior, anunciou o fim do pedágio a partir de 2 de outubro, com o encerramento do contrato de concessão, durante ima agenda em Campo Grande com o vereador Alexandre Vasconcellos. Foi antecipado e, desde sábado, o pedágio está extinto no local.