Geral

PMA reforça vigilância aos cardumes e apreende petrechos ilegais de pesca

15 AGO 2022 • POR Gesiane Sousa • 08h05
Em Bonito, a PMA fiscalizou 11 embarcações, 38 pescadores e quatro pesqueiros neste final de semana. - Divulgação/PMA

Quando os rios começam a receber água da temporada das chuvas, os cardumes começam a aumentar de tamanho em preparação à piracema e a Polícia Militar Ambiental (PMA) precisa vigiá-los diuturnamente, especialmente nos pontos em que eles são mais vulneráveis, que são as cachoeiras e as corredeiras dos rios, principalmente enquanto a água ainda está muito baixa, em que é possível ver os cardumes. Para essa proteção, a PMA iniciou em julho a operação Pesca Legal, que vem sendo reforçada para a vigilância dos cardumes, conforme eles vão se formando e ficando maiores. 

Desde sábado (13) Policiais do Grupamento do Distrito de Águas do Miranda, no município de Bonito, monitoram cardumes e fiscalizaram pesqueiros, embarcações de pescadores e pessoas desenvolvendo pesca no barranco do rio Miranda. Policiais retiram e apreendem petrechos ilegais à pesca, em especial, as redes de pesca que são armadas e têm alto poder de depredação de cardumes. 

Nos municípios de Bonito e Anastácio, os Policiais fiscalizaram quatro pesqueiros, 11 embarcações de pesca amadora, 38 pescadores amadores, incluídos os que pescavam no barranco do rio e todos estavam pescando legalmente com suas respectivas autorizações ambientais de pesca. Os pescadores foram orientados sobre a legislação ambiental sobre pesca em vigor. Durante os trabalhos foram retiradas três redes de pesca, uma tarrafa e 31 anzóis de galho do rio Miranda. Os infratores que armaram os petrechos ilegais não foram localizados e nem identificados. 

A PMA continua com a fiscalização nos rios para evitar a pesca predatória, com equipes em fiscalização continua, com foco no desmonte de petrechos ilegais para evitar prejuízo aos cardumes.