Geral

Moradores da Apa Baía Negra são certificados no curso de Piloteiro

12 AGO 2022 • POR Gesiane Sousa • 09h51
Alguns dos alunos terminaram o curso já empregados na área. - Divulgação

O curso de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e Máquinas (MAF/MMA), mais popularmente conhecido como Piloteiro, oferecido pela Associação Apa Baía Negra, ministrado pela Capitania Fluvial do Pantanal, encerrou a formação em meados do mês de Julho e, no inicio deste mês de agosto, no dia 4, os formandos receberam seus certificados.   

A cerimônia de entrega aconteceu na sede da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), localizada na Codrasa, com realização da Prefeitura de Ladário, por meio da Fundação de Turismo do município. 

Ao todo 30 pessoas participaram da formação náutica e, alguns deles já saíram empregados, como o caso do Jonathan, que concluiu o curso e já está trabalhando em uma empresa de turismo do município. “É muito satisfatório conseguir a minha carteira de piloteiro e poder trabalhar na minha região. Assim eu vou poder conquistar o meu sustento e levar mais dignidade a minha família. Muito obrigado a Prefeitura de Ladário, a Marinha do Brasil e a todos os envolvidos nesta realização que com certeza mudará a vida de muitos ribeirinhos, assim como está mudando a minha”, disse Jonathan. 

O curso foi oferecido pela Associação Apa Baía Negra, em parceria com o município de Ladário e a Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial do Pantanal. “Este é um primeiro passo para a nossa comunidade ribeirinha poder se profissionalizar e levar mais dignidade a sua família. É necessário investir em nosso turismo, pois esta é uma vertente que até então foi pouco explorada e muitos frutos tem a oferecer”, disse Iranil Soares. 

Para Maria de Lourdes de arruda, presidente da associação Apa Baía Negra, o maior orgulho é ter mulheres se formando como piloteiras. “Dou continuidade ao legado deixado por nossa eterna D. Júlia e fico feliz em ver as mulheres se empoderando e ocupando seus espaços. Nesse curso, temos quatro mulheres se formando e isso é motivo de muita comemoração”.