Geral

Vereador pede informações sobre medidas adotadas para combate à leishmaniose

9 AGO 2022 • POR Assessoria Câmara Municipal • 13h39
Leishmaniose preocupa e Allex pede informações sobre ações em andamento na cidade. - Divulgação/Câmara Municipal

Com quatro óbitos registrados no ano, a leishmaniose tem causado preocupações na cidade e o tema levou o vereador Allex Dellas a solicitar informações sobre quais medidas estão sendo tomadas na cidade, para combater a doença transmitida pelo mosquito palha que se desenvolve em locais úmidos e com acúmulo de lixo. 

O pedido do vereador foi fito direto à secretária Beatriz Assad, de Saúde. No requerimento, ele solicita informações sobre quais as medidas de prevenção que estão sendo tomadas para o combate à doença. 

“Nossa população vive em constante preocupação. Há sempre diversos motivos para estarmos inquietos em relação à saúde, e a cada dia que passa é diagnosticado mais problemas e mais doenças”, salientou, citando que dados da Secretaria de Saúde dão conta que, em 2022, já foram confirmado nove casos, com quatro óbitos, 44% de letalidade. 

“É nosso dever estar preocupado com o bem-estar da nossa população, por esse motivo estamos apreensivos para saber como e se está sendo feito alguma análise da doença na cidade, e sabemos o quão rápido avançam as doenças transmitidas por mosquitos. Portanto pedimos uma especial atenção do Executivo ao combate da leishmaniose”, enfatizou. 

Projeto de Lei

Além de buscar informações em relação às ações que estão sendo desencadeadas na cidade, Allex apresentou na sessão de ontem, segunda-feira, 08, um Projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Controle e Combate à Leishmaniose, a ser celebrada anualmente na semana do dia 10 de agosto, Dia Nacional de Combate à Leishmaniose, passando inclusive a fazer parte do calendário da cidade. 

Explicou que a proposta objetiva estimular ações educativas e preventivas; promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de vigilância e controle da leishmaniose; apoiar as atividades de prevenção e combate à leishmaniose organizada e desenvolvida pela sociedade civil, e difundir os avanços técnico-científicos relacionados à prevenção e ao combate à leishmaniose. 

“A ideia é, com ações preventivas, com diagnóstico precoce, evitar possíveis complicações que possam colocar em risco a vida do paciente. É de suma importância para esclarecer a população sobre a prevenção, formas de contágio e possíveis tratamentos, a fim de reduzir o número de casos de leishmaniose”, completou, pedindo apoio dos demais pares para aprovação do Projeto.