Geral

Mais de 60 militares e duas aeronaves atuam na Operação Pantanal 2022

5 AGO 2022 • POR Gesiane Sousa • 09h32
Um sobrevoo está confirmado para o período da tarde de hoje (5), com duas aeronaves que já estão presentes em Corumbá. - Divulgação/Bombeiros

Os 61 Bombeiros Militares, duas aeronaves e os quatro pilotos, atuam em duas bases avançadas e três áreas de enfrentamento de incêndios no Pantanal. A Operação Pantanal 2022, de combate ao fogo na vegetação nativa da região, tenta diminuir os danos que as queimadas causam todos os anos ao Bioma. 

As Bases Avançadas, em Miranda, na Fazenda Bodoquena, com quatro militares, e na região de Coxim, com cinco militares, realizam trabalho preventivo de conscientização e levantamento de recursos em várias propriedades rurais. O reconhecimento das áreas é um fator importante para verificar as mais diversas características do terreno como estradas de acesso, tipo de vegetação e especificidades do relevo. Recursos locais como tratores, maquinários e fonte de água são verificados pela disponibilidade de pronto uso.  

Os militares nessas áreas, ficam sob aviso continuo para combater qualquer foco de incêndio que venha a surgir. Como na noite de ontem (4), por volta das 20h, quando foi realziado combate à vários focos na região de Rio Verde. 

A frente de incêndio que seguia para Serra do Amolar foi contida; equipe mantém monitoramento. Foto: Divulgação/Bombeiros

Na região do Abobral, Parque Estadual, onde cinco militares estão empenhados, é feito o monitoramento durante o dia, à medida que os focos avançaram para uma área de melhor combate, próximo a Fazenda Fazendinha. Das 19h de ontem (4) até às 4h34 de hoje (5), foi realizado o combate direto, com cinco militares. O incêndio que avançava em direção ao Parque foi contido e os focos menores isolados. 

Na região do Porto da Manga, com quatro militares atuantes, há combate de pequenos focos na região e monitoramento até a extinção completa das chamas.  

Na Serra do Amolar, oito militares mais embarcação, os focos estão controlados. A Equipe realizou o reconhecimento do local, verificou os possíveis acessos e deixou os recursos disponíveis a pronto emprego, para qualquer evolução dos pequenos focos na região. Segundo os Bombeiros, o objetivo é verificar aceiros e realizar medidas preventivas para que nenhum outro foco chegue a Serra. 

Um sobrevoo está confirmado para o período da tarde de hoje (5), com duas aeronaves que já estão presentes em Corumbá. Uma delas o Air Tractor (aeronave de combate) e outra de monitoramento.  

O Posto de Comando realiza o monitoramento continuo, por intermédio de diversas plataformas de satélites que constatam de possíveis pontos de calor por toda a região do Pantanal Sul-mato-grossense.