Geral

Corumbá assina Contrato Organizativo com instituições de ensino

4 AGO 2022 • POR Assessoria/PMC • 10h25
O contrato visa reorganizar o cenário de práticas para estágio dos cursos de graduação na área de saúde e residência na saúde. - Divulgação/PMC

A Prefeitura de Corumbá assinou nesta quarta-feira, 3 de agosto, junto a instituições de ensino de Corumbá, um Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde – COAPES, que visa reorganizar o cenário de práticas  para estágio dos cursos de graduação na área de saúde e residência na saúde. 

“Este é um termo de cooperação com várias instituições de ensino para ampliar as vagas de estágio nas unidades, é requisito para a formação a experiência e vivência prática das diretrizes do Sistema Único de Saúde, e nos disponibilizamos este espaço”, explicou Marcelo Iunes. 

O diretor do campus de medicina da CESUMAR, Prof. Heber Martins conta “já temos duas residências médicas credenciadas ao conselho nacional de saúde em andamento, clinica médica e pediatria, e ano que vem vamos abrir cirurgia geral e ginecologia. Daqui a três anos teremos 20 médicos residentes credenciados. E em dois anos, em 2024, serão 48 alunos em regime de internato distribuídos nas diversas áreas hospitalares.” 

“Ao todo são sete instituições de ensino que oferecem diversos cursos como medicina, enfermagem e técnico de enfermagem, um espaço muito importante para os acadêmicos, e também para a população, a exemplo que teremos vários médicos residentes, supervisionados, atendendo na rede”, complementa o chefe do Executivo Municipal. 

“Nós da Secretaria de Saúde vamos, junto aos professores, supervisionar os estágios, além de garantir a distribuição das cargas horárias, disponibilizar as instalações e equipamentos para o desenvolvimento das atividades teóricas e práticas em toda  a rede de atenção à saúde”, relata a Secretária de Saúde, Beatriz Assad. 

Firmaram a parceria a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, SENAC, CESUMAR, Faculdade Salesiana de Santa Tereza, Escola Padrão, UNIASSELVI,  Anhanguera e a Santa Casa de Corumbá.