Geral

Cursos de Letras da UFMS Pantanal não recebem calouros há dois anos

4 AGO 2022 • POR Gesiane Sousa • 08h14
Centro Acadêmico alerta para o risco de extinção dos cursos no CPAN. - Divulgação/UFMS

Desde o ano de 2020, os cursos de Letras Português e Inglês (0525) e Letras Português e Espanhol (0513), da UFMS – Campus Pantanal (UFMS-CPAN), não recebem turmas de calouros. A unidade enfrenta problemas como a escassez de professores devido à inexistência de concursos públicos.  

Hoje (4), está prevista uma reunião para decidir o rumo das Letras no CPAN e, o quadro é preocupante. A reitoria sugere o fechamento do curso por mais dois anos (ciclo 2023-2024) e argumenta que não há indicadores "significativos do interesse da população da cidade de Corumbá e região em graduar-se em Letras".   

De acordo com o Centro Acadêmico do Campus, apesar do apagão docente que o Brasil tem sofrido, com diminuição de estudantes com interesse em estudar licenciaturas, é indispensável que uma cidade como Corumbá oferte o curso presencialmente, pois ainda há demanda de professores e ainda há estudantes.   

O Centro diz lamentar que a UFMS tenha sugerido o que consideram um absurdo e, esperam que a reitoria reconsidere a fala. “Que entendam os esforços da coordenação e dos estudantes de Letras para manter a área de formação na cidade de Corumbá”.