Geral

APA Baía Negra recebe Placas Ilustrativas de aves silvestres

29 JUN 2022 • POR Redação • 10h19
A inauguração das placas ilustrativas de aves é parte do projeto "Turismo de Base Comunitária associado à Observação de Aves". - Divulgação/PML

Foram inauguradas no último sábado (25), placas de aves silvestres na Área de Proteção Ambiental - APA - Baía Negra, localizada na Rodovia Estadual MS-480, em Ladário. A ação contou com representantes da Fundação de Turismo de Ladário, da Fundação de Meio Ambiente de Ladário, da Associação de Mulheres Produtoras da APA Baía Negra, do IBAMA, do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, de professores da Escola Estadual 2 de Setembro, além de amantes da natureza de outros estados do Brasil. 

A inauguração das placas ilustrativas de aves é parte do projeto "Turismo de Base Comunitária associado à Observação de Aves", desenvolvido atravpes da parceria entre o Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, APA Baía Negra e Fundação Municipal de Meio Ambiente, subordinada à Prefeitura de Ladário. O objetivo é fortalecer a educação ambiental e o Turismo de Base Comunitária a partir da valorização da biodiversidade e do protagonismo da comunidade local em processos de construção de territórios sustentáveis. 

O trabalho vem sendo desenvolvido em três etapas: 1ª Inventário  das espécies existentes na APA enquanto potencial para o Turismo de Observação de aves e diálogos com a comunidade; 2ª Formação de integrantes da comunidade como condutores para observação de aves e Turismo de Base Comunitária; 3ª instalação das placas com ilustrações de espécies de aves mais representativas da APA Baía Negra. 

O projeto incentva a educação ambiental e potencializa o turismo local. Foto: Divulgação/PML

Márcio da Silva, Assessor da Fundação Municipal de Meio Ambiente, esclareceu que "as placas foram instaladas em locais estratégicos na APA, escolhidos pela própria comunidade durante o Curso de Turismo de Base Comunitária realizado em maio/2022”.  

Virgínia Justiano Paz, representante da Associação das Mulheres Produtoras da APA Baia Negra, declarou que “a conexão com a natureza pode ser mantida ou restabelecida com a observação de aves". 

 

* Informações da Assessoria de Imprensa da PML