Geral

Empresários brasileiros deixam Argentina com boas expectativas para os negócios

25 JUN 2022 • POR Redação • 09h35
Missão concluiu viagem nesta sexta e retornou com grandes expectativas. - Divulgação/Câmara Municipal

A missão empresarial de reconhecimento à logística rodoviária e ferroviária para a integração do Brasil, Bolívia e Argentina, concluiu nesta sexta-feira (24) a programação de reuniões e visitas nos países vizinhos e retornou para Corumbá. A viagem, que começou no domingo (19) e passou pelas cidades bolivianas Santa Cruz de La Sierra e Yakuíba e pelas cidades argentinas Jujuy e Salta, foi organizada pela Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, em parceria com a Prefeitura e Sebrae/MS, com apoio da FIEMS e da Câmara Municipal de Vereadores.  

Durante uma semana, empresários brasileiros estiveram reunidos com autoridades e representantes do comércio internacional da Bolívia e da Argentina para apresentar a viabilidade da rota ferroviária para escoamento da produção, além de conhecer parte da estrutura ferroviária existente nos dois países. 

A Câmara Municipal corumbaense participou ativamente da programação na Bolívia e Argentina, representada pelo vice-presidente Manoel Rodrigues. “Foram dias produtivos que, com certeza, trarão bons frutos para a nossa região”, afirmou antes do início da viagem de retorno a Corumbá. 

“Os integrantes da comitiva ‘Missão Rota Bioceânica – Ferroviária’ tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura ferroviária para corredor bioceânico - Brasil x Bolívia x Argentina, no trecho que liga o Brasil a Salta, e fortalecer os negócios entre os três países”, observou. 

Chance única 

Na avaliação do vice-presidente regional da FIEMS, Lourival Vieira, essa foi uma chance única para promover um diálogo que trará muitos resultados para Mato Grosso do Sul. “O corredor bioceânico rodoviário é interessante, mas tem um custo muito maior. O corredor ferroviário já existe e pode ser melhorado e utilizado, dando mais competividade para os produtos. É uma oportunidade para trazer bons negócios não só para o Mato Grosso do Sul, mas para outras regiões do Brasil também”, afirmou. 

Em cada encontro, as propostas e potencialidades de Mato Grosso do Sul foram apresentadas aos líderes latinos. A coordenadora pelo CIN/MS (Centro Internacional de Negócios), Sthefany Miyeko, explicou que a viabilização da rota ferroviária não será só um salto na questão logística, mas também economicamente para o Brasil. “O que apresentamos aqui vai fortalecer a integração regional com os países vizinhos. Nós já temos acordos comerciais que beneficiam todos nas exportações e importações. Essa questão logística com certeza vai ser muito favorável para o Brasil”, pontuou. 

A proposta é defendida por empresários e gestores que acompanharam a missão, como a chefe de logística nacional e internacional Cassia Ortiz Oros, que administra a logística de diversas empresas. “Precisamos contribuir para o fomento da produção do nosso Estado. Estamos aqui apresentando o que Mato Grosso do Sul pode oferecer e Corumbá com certeza tem potencial para ser a porta de entrada dessas negociações, resolvendo os desafios que os países enfrentam e viabilizando a logística”, disse. 

Grandes expectativas

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Corumbá, Cássio Augusto Marques, a missão empresarial volta para o Brasil com grandes expectativas. “Vimos que aquilo que anteriormente havíamos detectado se tornou fato, uma realidade. O que nós precisamos agora é continuar essa interligação logística. É muito importante que a questão da integração ferroviária se concretize, tivemos grandes notícias aqui em relação a isso. Depois precisaremos trabalhar setorialmente pra fazer uma prospecção dos produtos de importação e exportação que serão mais viáveis no momento, e começarmos a nossa integração com Chile, Argentina e Bolívia”, concluiu. 

Já o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, André Campos, o resultado foi o melhor possível. “Completamos a missão e o sentimento é de dever cumprido. Fizemos muitas conexões, grandes possibilidades e de fato, isso coloca Corumbá de volta nos trilhos de desenvolvimento”, finalizou. (Texto e fotos: Ângela Schafer) 

 

 

* Informações da Assessoria da Câmara Municipal