Geral

Homem picado por Jararaca é resgatado na região da Nhecolândia

13 MAI 2022 • POR Gesiane Sousa • 09h19
O rapaz foi socorrido com edema na mão, que se prolongava até o ombro. - Divulgação/Bombeiros

No início da tarde desta quinta-feira (12) militares do Corpo de Bombeiros em Corumbá precisaram se deslocar com urgência para a região da Nhecolândia, próximo a Curva do Leque, no Pantanal de Corumbá, para atender rapaz de 26 anos, que havia sido picado na mão esquerda por uma Jararaca, conhecida popularmente por boca de sapo. O caso aconteceu em uma propriedade rural da região.

De acordo com relatos da vítima, a cobra estava escondida embaixo de um poste de cerca e ele foi picado no momento em que pegou o objeto.  

O rapaz foi socorrido com edema na mão, que se prolongava até o ombro, apresentava quadro de vômito, cefaléia e fortes dores na região afetada. Durante todo o resgate, a vítima permaneceu consciente e orientado, Ele foi encaminhado direto para o Pronto Socorro de Corumbá. 

Acidente com jararaca é o mais comum dos que atingem trabalhadores rurais no país. A primeira recomendação é lavar bem a região com água e sabão, tranquilizar a vítima e mantê-la deitada com pernas elevadas e procurar o atendimento médico mais rápido possível. 

Algumas práticas que são costumeiras, porém totalmente não recomendáveis são: 

Não amarrar o local da picada   Não tentar chupar o veneno  Não se deve aplicar nenhuma medicação e nem remédios caseiros