Geral

Apesar do aumento de doadores em 2021, Hemosul inicia ano com dificuldades

19 JAN 2022 • POR Portal do Governo • 07h16
O ano inicia com grande demanda pelo retorno das cirurgias eletivas e de alta complexidade, além dos casos de Covid graves que também precisam de sangue. - Divulgação

Os dois últimos anos foram preocupantes para os hemocentros de todo País. Porém, o início da imunização contra a covid em janeiro de 2021 possibilitou uma melhora no cenário pandêmico, trazendo de volta uma pequena parte dos doadores antigos e atraindo novos.  

A Rede Hemosul fechou o ano de 2021 com 54.979 bolsas de sangue coletadas em todo Estado. As doações apresentaram aumento com relação ao ano de 2020, que teve 48.508. 

Apesar da pequena melhora, a coordenadora geral da Rede Hemosul, Marli Vavas, destaca que alguns meses foram muito difíceis e que o ano de 2022 já começou preocupante. 

O mês de janeiro iniciou em déficit. Foto: Divulgação

“Essa melhora é fruto do esforço de cada cidadão que carrega em sua essência a empatia com o próximo e de todas as equipes da Rede Hemosul. Porém, um novo ano começou e junto com ele diversos desafios como a volta das cirurgias eletivas somadas à demanda crescida da alta complexidade e casos graves de covid que usam sangue. Ou seja, começamos janeiro com estoques baixos e em déficit”, explica Marli. 

Para se ter uma ideia, até o dia 17 de janeiro de 2022, foram coletadas 1.117 bolsas de sangue nas três unidades da Capital, o que representa um déficit de 40,52% com relação ao mesmo período do ano passado.  

A gestora ressalta que para 2022 vai continuar lançando ações e parcerias que possibilitem a manutenção dos estoques que atendem pacientes da rede pública e privada de todo Estado. "E claro, contamos com a fundamental participação de todos os sul-mato-grossenses nessa missão de salvar vidas".  

O ano passado também registrou aumento no número de voluntários que compareceram as unidades com intenção de se tornar um doador, sendo 68.024 cadastros, ante 61.592 apontados ao longo de 2020.  

Cadastro de Medula Óssea 

Além da doação de sangue, A Rede Hemosul também é responsável pela realização do cadastro para doação de medula óssea. Em 2021, o Hemosul cadastrou 2.441 voluntários como possíveis doadores de medula. O número foi menor que os 3.190 cadastrados em 2020.