Geral

Operação da PF mira na travessia de cocaína pelas estradas do Pantanal de Corumbá

Organização distribuía a droga camuflada em caminhões de grande porte que transportavam cargas lícitas para os grandes centros urbanos do país

2 DEZ 2021 • POR Gesiane Sousa • 08h31
A droga era escondida na estrutura de caminhões na tentativa de fugir da fiscalização. - Foto de arquivo de uma das apreensões da PF

A Operação 'Overload' da Polícia Federal foi deflagrada nesta quinta-feira, 2 de dezembro, com o cumprimento de cinco mandados de prisão e dois de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Corumbá, além de ordens judiciais de sequestro de veículos e valores existentes em nome dos alvos da operação. 

As investigações tiveram início com o acompanhamento de grupo responsável pela entrada de cocaína no Brasil pelas estradas do Pantanal de Corumbá. De acordo com o apurado, num primeiro momento, após receber a droga de fornecedores estrangeiros, o grupo se utilizava das inúmeras estradas vicinais do Pantanal para levá-la até a região norte do Estado de Mato Grosso do Sul, onde era armazenada em imóveis alugados pela organização.  

Posteriormente, o grupo recrutava caminhoneiros que transportavam cargas lícitas aos grandes centros urbanos do país e escondia a droga na estrutura dos caminhões, como forma de fugir de eventual fiscalização. 

Durante poucos meses de investigação, foram realizadas quatro apreensões de droga nos Estados de São Paulo e no Mato Grosso do Sul, com a prisão em flagrante de sete indivíduos e a apreensão de aproximadamente 830 quilos de cocaína.  

O nome da operação Overload siginifica sobrecarga e remete ao transporte da droga de forma dissimulada sob cargas lícitas em caminhões de grande porte.