Geral

Estudantes de medicina denunciam faculdade boliviana por aulas presenciais com casos de Covid

30 NOV 2021 • POR Sylma Lima e Gesiane SOusa • 08h35
Estudantes pedem pelo retorno das aulas e provas online, mas universidade acusam os alunos de estarem "arrumando desculpas". - Arquivo

Estudantes da Unitepc (Universidade Técnica Privada Cosmos), na Bolívia, procuraram a redação do Capital do Pantanal para denunciar a universidade por negligenciar um novo surto de Covid na instituição. Segundo os estudantes tudo começou após uma feira de saúde promovida pela faculdade. O evento reuniu centenas de pessoas sem máscaras numa praça em frente à prefeitura de Puerto Quijarro, na fronteira.  

Na denúncia, a acadêmica, que pediu para ser mantida no anonimato, por medo de represarias, explica que depois da realização dessa feira, os alunos começaram a mostrar sintomas. “Todas as turmas têm pelo menos três casos confirmados, fora os que demonstram sintomas, mas não tem certeza de estarem infectados”. A aluna disse ainda que todos os alunos estão vacinados, porém o imunizante não foi suficiente. Alguns dos universitários estão com sintomas graves e fazem parte do grupo de risco. Os alunos pedem pelo retorno das aulas e provas online. 

No grupo oficial da universidade, alunos falam com a diretoria sobre os casos e postam testes positivos para Covid. Foto: Enviado ao Capital do Panatanal

Prints de conversas em um grupo de Whatsapp do qual, segundo a estudante que denuncia o caso, toda a diretoria da Unitepc faz parte. Nas mensagens, os universitários informam sobre a situação e exigem uma posição da instituição, informam que vão enviar uma carta por e-mail ao Ministério da Saúde Boliviano e que já denunciaram ao consulado. No grupo, eles pedem que as provas finais sejam online para que todos sejam protegidos, uma vez que o surto pode ultrapassar a fronteira e atingir Corumbá com uma nova onda de Coronavírus.  

A redação do Capital do Pantanal tentou contato com a reitoria da universidade, mas até o fechamento desta  dessa matéria não obteve resposta. A qualquer momento, a informação pode ser atalizada.