Geral

Casal de idosos ribeirinhos comemoram chegada de energia elétrica em casa

27 NOV 2021 • POR Gesiane Sousa com informações da Energisa • 06h54
Dona Dia Angélica e Sr. Alcides foram nascidos e criados no Pantanal e sonhavam em ter energia elétrica.\ - Divulgação Energisa

Equipe do Programa Ilumina Pantanal, considerado o Projeto Internacional Solar e/ou Armazenamento do Ano, eleito pelo Solar & Storage Live Awards 2021, foi recebida com festa na Comunidade Escolar do Polo Sebastião Rolon – Extensão Nazaré, da região dos Paiaguás no Pantanal de Corumbá, na última quarta-feira, 24 de novembro. Na ocasião, funcionários da empresa Energisa, autoridades e parceiros do projeto celebraram o mês do Pantanal com o marco do cliente número mil do Programa. 

Dona Dina Angélica Nunes e o esposo, seu Alcides souberam pouco antes do evento começar que eram o milésimo cliente da concessionária a receberem energia elétrica. O casal, nascido e criado no meio do pantanal sonhavam com uma geladeira; conquista que também foi realizada, por meio da doação feita pelo Programa de Eficiência Energética para 200 famílias da região.   

Além da chagada da Energia, a família realizou o sonho de ter uma geladeira em casa. Foto: Divulgação Energisa

“A Energisa é pioneira na universalização do Pantanal, e foi rompendo barreiras que chegamos aos lugares onde as pessoas mais precisam. É energia limpa e tecnologia à serviço dos ribeirinhos, demais comunidades pantaneiras e produtores rurais para a preservação do meio ambiente e fomento do potencial produtivo turístico”, disse o coordenador do projeto, Heber Selvo.   

Em tom aconchegante de quem visita sempre o local, a solenidade foi conduzida pelo coordenador do projeto Ilumina. O diretor técnico da Energisa, Paulo Roberto dos Santos e o gerente do departamento de manutenção e construção, Rodolfo Pinheiro, que também conhecem a região participaram do evento, bem como o secretário adjunto da SEMAGRO, Ricardo Sena e a presidente do CONCEN, Rosimeire Costa.   

“Somos muito técnicos, mas o que a gente encontrou aqui vai além da formação de qualquer engenheiro eletricista. Muito mais do que levar luz para o Pantanal, a iniciativa da Energisa leva qualidade de vida e mais esperança para a comunidade. Esse projeto mudou o conceito do que era apenas o desafio de conseguir o recurso financeiro. Descobrimos que era muito mais do que isso porque esse projeto tocou no coração das pessoas. É uma integração que se tornou uma inclusão social e se transformou no cuidado ao bem-estar de cada um de vocês que aqui vivem, destacou o diretor técnico da Energisa, Paulo Roberto dos Santos.   

Projeto premiado internacionalmente

O Projeto Ilumina Pantanal, do Grupo Energisa foi o grande vencedor na última quarta-feira (24/11) da premiação internacional Solar & Storage Live Awards 2021 sobre inovação e geração solar, que aconteceu em Birmingham, na Inglaterra.    

O prêmio é concedido pela Solar Energy UK, uma organização britânica sem fins lucrativos que representa toda a cadeia de valor do armazenamento solar e de energia, liderada por membros de mais de 230 empresas e associados.   

O desafio de universalizar a energia elétrica no pantanal sul-mato-grossense de forma sustentável, surgiu para a Energisa em 2015 a partir de um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento para um amplo levantamento sócio, econômico e ambiental da região, estudando várias alternativas de eletrificação e buscando as mais modernas tecnologias mundiais de baterias e equipamentos para avaliar a que melhor se adequada ao bioma.   

O gerente de planejamento da Energisa Mato Grosso do Sul, Antonio Matos, participou da cerimônia representando o Grupo. “Essa premiação reforça que acertamos. Hoje vemos o resultado de um trabalho que além de inovar, vem transformando a realidade de muitas famílias. Fico muito feliz de receber na Inglaterra em nome do Grupo Energisa esse troféu.