Geral

Projeto Ilumina Pantanal será exposto em conferência climática da ONU

9 NOV 2021 • POR Redação • 08h04
O projeto Ilumina Pantanal foi exposto na COP26 e hoje será apresentado na Conferência da ONU. - Divulgação

Mato Grosso do Sul ganhará destaque na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas como exemplos de boas práticas. Os projetos Ilumina Pantanal e Vila Restauração da Concessionária Energisa-MS serão apresentado nesta terça-feira, 9 de novembro, de forma remota.

Na Vila Restauração, realizado com o apoio da Agência Naciona de Energia Elétrica, cerca de 200 famílias que vivem na Reserva Extrativista do Alto Juruá, próximo ao Peru, que só tinham luz a diesel por três horas diárias, agora recebem energia limpa por 24 horas.  

“A transição energética é base no caminho para conter as elevações de temperatura do planeta. Os projetos na Vila Restauração e no Pantanal disponibilizam energia limpa, acessível e contínua para regiões remotas, além de evitar a emissão de cerca de 58 mil toneladas de dióxido de carbono por ano na atmosfera”, explica a diretora de Gestão e Sustentabilidade da Energisa, Tatiana Feliciano. 

O Ilumina Pantanal é realizado em parceria com o Ministério de Minas e Energia e tem como meta até 2022, fornecer luz contínua para mais de 2 mil unidades consumidoras na região pantaneira, em torno de 5 mil pessoas. O projeto também foi exposto na 26ª edição da Conferência das Partes da ONU sobre mudanças climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia. 

A COP26 é considerada a mais importante depois do Acordo de Paris, assinado em 2015, por representar uma última chance para que os países viabilizem o objetivo do acordo: conter o aquecimento global em até 2ºC, preferencialmente próximo de 1,5ºC (em um mundo que já aqueceu 1,1ºC).