Geral

Pantaneiro denuncia construção de barragem no Rio Taquari

21 OUT 2021 • POR Redação com informações da Câmara Municipal • 10h25
A construção corta o leito seco do rio e pode causar um desastre ambiental. - Divulgação

Uma barragem que está sendo construída na Colônia do Bracinho, cortando o leito seco do Rio Taquari, está causando preocupações na Câmara Municipal de Corumbá, e isso levou o vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), a cobrar providências das autoridades, já que isso poderá representar mais um desastre ambiental na região. 

A obra do aterro foi denunciada por meio de vídeo feito por um pantaneiro e, durante sessão da Câmara, o vereador questionou o serviço e está buscando informações junto aos secretários de Estado de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Elias Verruck. 

“Pelas imagens, vemos claramente que o aterro que vem sendo levantado, invadindo o leito do Rio Taquari, no Pantanal da Nhecolândia, e isso nos deixa bastante preocupado. Hoje está seco, mas quem garante que o Taquari não voltará a encher? Com certeza, esse aterro vai acabar represando a água, o que representa um novo desastre ambiental na região, já tão sofrida”, disse. 

Por isso mesmo Bira está buscando saber junto ao Estado se o aterro faz parte das obras que o Governo do Estado está executando no Pantanal; se há licença ambiental para o serviço; e qual as providências serão tomadas. 

“Pelo que consta, esta obra não faz parte das obras estruturantes que o Governo vem realizando. Por isso mesmo estamos pedindo informações ante o possível flagrante de crime ambiental, uma vez que o aterro  está sendo construído sobre o leito do Rio Taquari, podendo, num futuro próximo, ocasionar uma tragédia ambiental e prejuízos incalculáveis aos proprietários rurais daquela região pantaneira”, completou.