Geral

Vereador questiona uso do duodécimo do legislativo repassado para Santa Casa em 2020

21 OUT 2021 • POR Gesiane Medeiros • 08h18
O recurso foi destinado em dezembro de 2020 e seria dividido entre a Santa Casa e a Educação. - Divulgação

O vereador Chicão Vianna solicitou informações junto à Secretaria Municipal de Saúde, referente à aplicação de recursos do duodécimo repassado pela Câmara Municipal de Corumbá em 15 de dezembro de 2020. 

O pedido foi feito por meio de requerimento apresentado na Câmara e o edil citou que, na oportunidade, o prefeito Marcelo Iunes declarou que se tratava de um recurso importante e que seria destinado parte à Santa Casa e outra metade à Secretaria de Educação. 

Vereador Chicão quer saber se o recurso chegou à Santa Casa e de quanto foi o repasse. Foto: Divulgação
 

Dessa forma, ele busca saber se parte do duodécimo realmente foi destinado à Santa Casa de Corumbá,  qual foi o valor. Chicão ainda solicitou informações junto ao presidente da Junta Interventora da Associação Beneficente de Corumbá (Santa Casa), sobre o assunto. 

A Santa Casa vem enfrentando problemas financeiros por anos, o caso mais recente foi o atraso no pagamento de salários e diretiros trabalhistas de profissionais da saúde demitidos. 

Unidade de Saúde

Ao mesmo tempo, o vereador informações junto aos secretários de Saúde e de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rogério dos Santos Leite e Luiz Fernando Moreira, a respeito da Unidade Básica de Saúde da Família Enfermeira Simone Pontes Maia Flores, localizada no Bairro Guatós. 

Ele busca saber por que a unidade se encontra inativa, assim como por quais motivos o prédio “não foi resguardado”, já que se encontra em situação de abandono, bastante depredado, um prejuízo aos cofres públicos. 

Pediu, em caráter de urgência, que um servidor seja designado para proteger o prédio, “visando prevenir a ocorrência de prejuízos maiores, até que os problemas sejam sanados até que a unidade seja reativada. 

Infraestrutura

Ao titular da pasta de Infraestrutura, Chicão está solicitando realização de obras de adequação do escoamento de água pluvial da Alameda Princesinha, entre as ruas Dom Pedro I e Dom Pedro II, no Bairro Nossa Senhora de Fátima. Ele informa que, na via, “está ocorrendo o acúmulo de água em local inapropriado, que, somado à decomposição de resíduos, vem causando prejuízos ao bem-estar dos moradores, sendo também criadouro em potencial de insetos vetores de doenças”. 

Independência

Pediu ainda a realização de serviços de manutenção e limpeza da Praça da Independência, que se encontra refém da ação de vândalos que depredam o patrimônio público. Além disso, afirmou ser necessária a designação de equipes da Guarda Civil Municipal “para resguardar o patrimônio e prevenir que maiores prejuízos sejam causados aos cofres públicos”.