Geral

Queda de quase 50 árvores no último temporal sugere planejamento para evitar incidentes

19 OUT 2021 • POR Gesiane Sousa com informações da Câmara de Corumbá • 09h21
Bombeiros continuam em atendimento aos 47 chamados de queda de árvore. - Divulgação Bombeiros

As chuvas e ventos fortes que atingiram a cidade desde a última sexta-feira (15) derrubaram ou danificaram pelo menos 47 árvores nos bairros de Corumbá. O número é do Corpo de Bombeiros, que trabalha desde então realizando corte das árvores que caíram sobre muros, residências, em vias públicas e até sobre carros.  

Na Câmara Municipal, o assunto foi colocado em debate nesta segunda-feira (18), pelo presidente do legislativo, vereador Roberto Façanha, que pediu um levantamento minucioso da arborização urbana da cidade. O pedido foi feito por meio de requerimento direcionado ao Prefeito Marcelo Iunes, sugerindo a criação de uma força-tarefa para realizar o levantamento e detectar a necessidade de poda ou corte de árvore, como forma de evitar problemas de quedas causando destruição de imóveis, veículos, fiação elétrica, entre outros, como sempre ocorre a cada temporal na cidade. 

Árvores caíram sobre casas, carros e fecharam vias em Corumbá. Foto: Divulgação Bombeiros

“É preciso realizar um levantamento minucioso das árvores existentes nas vias e outros espaços públicos, visando um trabalho preventivo de remoção ou mesmo a poda necessária para evitar incidentes como os registrados na sexta-feira, e em outros dias, devido a temporais ocorridos na região”, explicou. 

A ideia do presidente da Câmara é que o trabalho seja desenvolvido de forma conjunta por parte da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos, e de Segurança Pública e Defesa Social, 3º Grupamento de Corpo de Bombeiros Militar de Corumbá, bem como da Energisa (Companhia de Energia Elétrica).