Geral

Façanha destaca papel do professor no período pós-pandemia

15 OUT 2021 • POR Ascom Câmara Municipal de Corumbá • 10h12
Nesta Pandemia, o professor superou uma crise sem precedentes. - Arquivo PMC

No Dia do Professor, o presidente da Câmara Municipal de Corumbá, vereador Roberto Façanha, destacou como de extrema importância uma categoria que sempre fez a diferença, e que, agora mais do que nunca, terá um papel redobrado na formação das crianças, e na recuperação do tempo perdido devido à pandemia da Covid – 19. 

“Esse 15 de outubro deve ser celebrado por todos com mais ênfase ainda. O professor superou uma crise sem precedentes, venceu obstáculos e está de novo em sala de aula, ensinando, ajudando, contribuindo para que tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária”, completou. 

Façanha afirmou que o professor terá um papel fundamental na preparação da sociedade para um novo tempo que está cada vez mais próximo. “Ainda estamos enfrentando uma pandemia que tanto estrago causou à população mundial, em todos os sentidos. Os casos de Covid - 19 estão diminuindo gradativamente e nós devemos isto à ciência, à vacina. A preocupação fica agora por conta de como será daqui para frente. A ciência tem que continuar avançando, mas, precisamos também de outros atores para o retorno à normalidade”. 

E um desses atores classificados por Façanha como fundamental, é o professor. “Precisamos voltar ao normal e, nesse sentido, o professor tem um papel de extrema importância. Cabe a ele, a tarefa de transmitir conhecimentos às nossas crianças, em busca de um futuro melhor”, ressaltou. 

Em Corumbá, as crianças das redes municipal e estadual de ensino retornaram às aulas presenciais (100%) agora em outubro. De março de 2020 até agora, as alternativas foram ensino à distância (on-line), e até híbrido. As dificuldades durante esse período, foram imensas, afetando principalmente alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental. 

Para Façanha, a Pandemia mostrou que nenhuma tecnologia substitui um professor. Foto: Divulgação

“O professor, nesse período, teve que se reinventar para levar conhecimento às crianças. Foi um tempo difícil e muitos alunos não conseguiram acompanhar os ensinamentos, inclusive por não contar com internet. Mesmo assim, o professor esteve presente e fez o máximo para, mesmo à distância, levar conhecimento ao lar de cada aluno e aluna”, observou. 

“Foi um período difícil e mostrou que nenhuma tecnologia no mundo substitui um professor em sala de aula. Agora, com todos retornando às aulas presenciais, o professor terá, mais uma vez, que se reinventar e recuperar o tempo, o ensinamento perdido por conta da pandemia”, destacou, parabenizando todos os professores e professoras corumbaenses.