Geral

Após o susto com redemoinho, chuva atinge diversas áreas do Pantanal durante a madrugada

7 OUT 2021 • POR Gesiane Sousa • 09h03
Chuva da madrugada contribui para enfraquecer o fogo. - Divulgação

De acordo com o boletim de situação divulgado pelos Bombeiros na manhã desta quinta-feira (7), a madrugada teve chuva em diversas áreas do pantanal de Corumbá. A quantidade de água que caiu ainda não é a desejada, mas ajuda a diminuir a força do fogo. 

A chuva é sempre muito comemorada pelos Bombeiros, que já atuam por quase 100 dias na Operação Hefesto. Na tarde de ontem, cinco bombeiros militares que atuavam no Nabileque, sul do Pantanal, se assustaram com o surgimento de um redemoinho de terra. O fenômeno ocorreu em uma área já tingida pelas chamas e foi registrado em vídeo.  

 

A chuva da madrugada atingiu o Paiaguás, algumas áreas de Miranda, nas proximidades com a fazenda Bodoquena, garoou próximo ao Parque do Rio Negro e também na fazenda Cainan, onde ainda há previsão da chuva continuar. 

No momento, 43 Bombeiros atuam nas regiões atingidas, que segundo dados divulgados pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais - LASA/UFRJ, já são 1.484.725 mil hectares do Pantanal de MS, o que corresponde a 9,84% do Bioma. Além do pessoal empenhado, quatro aeronaves Air Tractors e sete viaturas são utilizadas. O atual comandante da operação, Tenente Meirelles confirma que mais homens serão enviados para somar esforços no enfrentamento.