Geral

Bombeiros reforçam equipe no combate aos incêndios em Porto Esperança

29 SET 2021 • POR Gesiane Sousa • 13h59
Mais uma guarnição e três aeronaves foram enviadas para Porto Esperança. - Divulgação Bombeiros

No inicio da tarde de hoje, quarta-feira (29), mais uma guarnição dos Bombeiros foi enviada para a região do Porto Esperança, que desde ontem arde em chamas. Segundo informações atualizadas do comandante da operação Hefesto, tenente Meirelles, já são mais de 20 Bombeiros empenhados na ação, além do apoio local, que conta com brigadistas e pessoas da própria comunidade ribeirinha.

A pressão do fogo tem diminuído, porém ainda não é considerada controlada. Três aeronaves foram enviadas para o combate aéreo, na tentativa de apoiar as equipes de chão, que distribuídas em pontos estratégicos.  

Na região, possui uma brigada composta por 12 homens da comunidade. Eles possuem equipados com bombas costais, carros pipa, abafadores e outras ferramentas e estão sendo de grande valia para controlar o fogo.

No Morro do Urucum a situação caminha para o controle, porém ainda é necessário o uso das aeronaves, devido à dificuldade de acesso do território.   

Apoio Federal

Um reforço acaba de ser anuniado pela deputada federal Bia Cavassa em sua página no Facebook. Em reunião com o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), em Brasília, a parlamentar conseguiu garantir o envio de mais recursos federais para apoioar o controle das queimadas. “Obrigado, Alexandre Lucas Alves, por ouvir nossa demanda sobre os incêndios florestais no Pantanal”, agradeceu a deputada.  

Novos recursos obtidos em Brasília, foram divulgados pela Deputada. Foto: Divulgação

De acordo com a declaração divulgada na rede social, a Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, por meio do Coordenador Estadual, Tenente Coronel QOBM, Fábio Santos Catarineli, irá encaminhar um novo plano de trabalho para o Sedec, incluindo o pedido para o aluguel de uma grande embarcação para o transporte de brigadistas nas áreas afetadas, tendo em vista o grande número de fumaça na região que atualmente impossibilita o transporte da equipe via aeronaves.  

“Enalteço ainda o trabalho desses profissionais e temos a esperança de que dias melhores virão, pois estaremos em Brasília, garantindo mais qualidade, recursos e equipamentos para os bombeiros pantaneiros”, confirmou Bia Cavassa.