Geral

Suspeita do despejo clandestino de esgoto nas águas do Rio Paraguai é discutido na Câmara

28 SET 2021 • POR Ascom Câmara Municipal de Corumbá • 10h53
Galeria de água na região central despeja direto no Rio Paraguai, com suspeita de ligação clandestina de esgoto. - Divulgação

O vereador Chicão Vianna está cobrando uma solução para um antigo problema para acabar com o despejo de água de uma galeria existente na área central da cidade, e que despeja toda a água captada no Rio Paraguai, região do Porto Geral. 

O problema, conforme o vereador, é antigo e há suspeitas que existem ligações clandestinas de esgoto ligadas a essa galeria, o que acaba poluindo o Rio Paraguai. Por isso mesmo, ele está solicitando à Prefeitura e aos órgãos competentes, a instalação de um sistema de filtragem de materiais sólidos na tubulação, para eliminar o atual problema que se aflorou ainda mais no período de seca. 

Fibra Ótica

Por outro lado, o vereador está cobrando a empresa de telefonia OI S/A, para que disponibilize o serviço de fibra ótica em Corumbá, como forma de melhorar os serviços disponibilizados à população corumbaense, e minimizar os problemas que já se tornaram comum na cidade, além de resolver os problemas existentes na linha de transmissão que causam constantes paralizações do sistema na região. 

Sepultamentos

Em outro requerimento, Chicão está solicitando informações por parte da Prefeitura, sobre os procedimentos de sepultamentos nos cemitérios públicos da cidade, principalmente se há servidor no Cemitério Nelson Chama, e se há a cobrança de taxa para o respectivo sepultamento. 

Ele adiantou ter sido procurado por pessoas que necessitaram do serviço, informando que, no dia do sepultamento de um ente querido, não havia funcionário no cemitério, e que não é possível a comunicação com o mesmo via telefone. 

“Nos informaram que, após conseguir contato com o funcionário, foram informados da cobrança de uma taxa que seria necessária para realização do sepultamento. Por isso mesmo estamos pedindo tais informações, para que possamos orientar as pessoas em relação aos procedimentos adotados pelo Município sobre o assunto”, reforçou.