Geral

Entrega dos doces de Cosme e Damião é fé, devoção e caridade

27 SET 2021 • POR Sylma Lima • 18h24
Gilson faz questão de cumprir a promessa da mãe e todos os anos entrega doces para as crianças da comunidade. - Gilson Star

Corumbá ainda mantém a tradição de distribuir doces para as crianças em comemoração ao dia dos santos Cosme e Damião. Mas ao contrário do que se pensa não se trata apenas de pagamento de promessa, mas de um ato de amor e caridade.

A velha bacia de alumínio usada pela mãe de Gilson continua na tradição. Foto: Gilson Star

O fotógrafo Gilson Star mantém viva a promessa da mãe já falecida e mesmo não tendo a obrigação faz questão de fazer a alegria das crianças, “nada se compara a ver esse sorriso no rosto das crianças e fazendo isso me sinto mais próximo das memórias da minha mãe”, disse ao Capital do Pantanal explicando que entrega os saquinhos na velha bacia de alumínio usada pela mãe, “não se trata de promessa, mas de caridade”. Ele entrega dos doces há anos e não pretende parar.

Samir e Ana Flávia, que não são devotos, distribuíram doces pela alegria da criançada. Foto: Arquivo Pessoal

Outras pessoas, que não são devotas também aproveitam a data para fazer a diferença na vida dos pequenos. O médico Samir e sua mulher, a bióloga Ana Flávia, fizeram 250 saquinhos e distribuíram de carro, nos bairros mais vulneráveis de Corumbá, “é tão gratificante ver a alegria das crianças que isso não tem preço".

Já os devotos, estouram fogos avisando a hora da distribuição das guloseimas e imediatamente se formam imensas filas, onde as mães também acompanham as crianças. A festa aumenta a cada ano mostrando que  o Corumbaense além de devoto exerce a prática da caridade.