Geral

Semana Temática do Empreendedorismo acontece nos dias 28, 29 e 30 de setembro

21 SET 2021 • POR Redação • 09h06

Nos dias 28, 29 e 30 de setembro, o Conselho Federal de Administração (CFA), por meio da Câmara de Comunicação e Marketing (CCM), realiza mais um evento com o selo de qualidade CFA:  a Semana Temática de Empreendedorismo.  

Uma das maiores referências nacionais no quesito gestão, a autarquia pretende contribuir com o Brasil disseminando informações específicas da Administração, cruzando-as com assuntos relacionados ao empreendedorismo sob a perspectiva do cenário atual do país, o enfrentamento pós-crise e a atividade profissional como fonte de inspiração. Além disso, visa contribuir com a formação e atualização do profissional para ser capaz de auxiliar nos rumos a serem seguidos pelo segmento empresarial e ser indispensável neste momento de recuperação econômica do país.  

Entre os principais motivos da causa de falência das empresas está a falta de planejamento e gerenciamento adequado em médio e longo prazo. Três a cada 10 pessoas que abrem o próprio negócio, encerram as atividades do primeiro ao quinto ano de vida empresarial, é o que revela a pesquisa “Sobrevivência de Empresas”, divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Segundo o levantamento, 29% dos microempreendedores individuais, 21,6% das microempresas e 17% das empresas de pequeno porte estão no ranking da taxa de mortalidade institucional.   

A Semana Temática será virtual, totalmente gratuita e contará com certificação de cada palestra, além da linguagem de sinais e inclusiva para chegar também às pessoas com deficiências. Serão três dias de muito debate e aprendizado, 18 palestras dos mais variados temas relativos ao empreendedorismo, convidados nacionais e internacionais. A transmissão será realizada pelo CFAPlay, o canal oficial da autarquia no YouTube.    

Na programação estão previstos debates, cases de sucesso e oficinas práticas relacionadas ao empreendedorismo e à comunicação assertiva das empresas. A Semana já conta com quase dois mil inscritos. Voltado aos profissionais e estudantes de Administração, empresários e empreendedores do país, o evento traz  grandes nomes do setor.  

Entre eles, estão o co-fundador do PicPay, empreendedor e investidor, Diogo Roberte, que falará sobre “Por que o modelo atual das startups não irá sobreviver aos próximos 10 anos?”; o  vice-presidente de finanças e estratégia do iFood, Diego Barreto, com o tema “Protagonismo, empreendedorismo e comportamento”; e a mestre em marketing e doutoranda em internacionalização, Patrícia Amaral, com a palestra “Case de sucesso internacional: Conecta Barcelona – inovação e estratégia”.   

A programação completa, mais informações e inscrições podem ser encontradas no site oficial da Semana Temática de Empreendedorismo: cfa.org.br/semanatematica    

Sobre o CFA 
O Conselho Federal de Administração é um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão de Administrador, sediado na capital federal, responsável por controlar e fiscalizar as atividades financeiras e administrativas do Sistema CFA/CRAs. O Sistema tem como missão promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país. É integrado pelo CFA e pelos 27 Conselhos Regionais de Administração – CRAs, sediados em todos os estados da Federação.