Geral

Fogo continua nas regiões do Nabileque, Jatobazinho, Serra do Amolar e Paiaguás

17 SET 2021 • POR Gesiane Sousa • 08h19
Mais 19 bombeiros militares receberam instrução para serem incorporados na operação. - Divulgação/Bombeiros

A operação Hefesto do Corpo de Bombeiros completou nesta quinta-feira (16), 76 dias de trabalho no Pantanal de Corumbá. Bombeiros Militares tentam controlar o fogo que permanece avançando em pelo menos quatro regiões. 

Na fazenda Barro Preto, duas guarnições permanecem em combate às chamas que nas últimas 24 horas destruíram 30,19 km². Outras duas equipes seguiram para a região do Nabeleque, nas proximidades da fazenda Saran, no Porto da Manga, onde a área atingida nas últimas 24 horas é de 0,99 km².  No Jatobazinho, o fogo evolui e está a caminho da fazenda Ilha Verde. No último dia, 12,95 km² foram queimados.  

Um sobrevoo foi realizado na Serra do Amolar para verificar focos de incêndio que estão à caminho do Rio Paraguai. Nas fazendas Bela Vista e Santa Eulina, 53,01 km² foram destruídos por incêndios. Bombeiros Militares foram transportados em aeronaves para a fazenda Eldorado, onde os trabalhos iniciam com reconhecimento da área e alocamento de recursos. Combates são feitos nas proximidades da fazenda Santa Eulina.  

Voo sobre as fazendas Bela Vista e Bom Sucesso, na região do Paiaguás, localizaram focos próximos da Serra do Amolar e da Fazenda El Dorado, onde será instalada a base avançada.  

De acordo com o comandante da operação, TC QOBM Everton Torres, o monitoramento de todas as sub-regiões do Pantanal continuam via satélite e 19 novos militares receberam instrução para serem incorporados na operação.