Geral

Retorno das cirurgias eletivas são cobradas pela Câmara de Corumbá

1 SET 2021 • POR Ascom Câmara de Corumbá • 13h05
O caso Santa Casa continua latente nas Sessões Ordinárias da Câmara de Corumbá. - Divulgação

Cirurgia eletiva foi um assunto bastante discutido na sessão ordinária de ontem, terça-feira, 31 de agosto, da Câmara Municipal, e o principal questionamento foi justamente sobre a retomada dos procedimentos, paralisados em março de 2020, devido à pandemia da Covid-19. 

Foram dois requerimentos apresentados pelo vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), e assinado também pelo vereador Chicão Vianna, direcionados ao presidente da Junta Interventora da Santa Casa de Corumbá, Adriano Antônio Pires, com cópia ao diretor administrativo André Luiz de Oliveira dos Santos, e ao presidente da Associação Médica de Corumbá, Sr. Rafael Vinagre Faro. 

Os questionamentos foram em relação ao número de pacientes que estão na fila, aguardando por esse tipo de procedimento; quais são as condições de fato que impedem que as cirurgias eletivas sejam realizadas na Santa Casa de Corumbá; Quais as medidas estão sendo tomadas para que as cirurgias eletivas sejam retomadas; se há um prazo máximo estipulado para que voltem a ser realizadas. 

Além disso, o presidente da Associação Médica foi questionando sobre a existência, por parte da classe médica, de algum tipo de objeção em realizar as cirurgias eletivas na Santa Casa de Corumbá. 

Os vereadores explicaram que, há cerca de um ano e cinco meses, as cirurgias eletivas foram suspensas na Santa Casa devido à pandemia, mas que, passado o pico, e com mais de 70% do público-alvo imunizado, ocorreu queda em relação ao número de casos e internações em leitos de enfermaria e UTI; a equipe especializada para o tratamento da Covid-19 foi desativada, mas que até o momento, as cirurgias eletivas não foram retomadas. “Por isso queremos saber os motivos que ainda não estão ocorrendo as cirurgias eletivas na Santa Casa”, questionaram. 

Trânsito 

Ainda na sessão de ontem, o vereador Bira solicitou ao diretor da Agência de Trânsito do município de Corumbá-MS Sr. Paulo André de Araújo Junior, a implantação de um redutor de velocidade (quebra-molas) na Avenida Perimetral, no Bairro Generoso, em frente a CEMEI Rosa Josetti. 

Explicou que a lombada existente em frente ao Centro de Educação Infantil se encontra deteriorado, devido à ação do tempo, e eu há necessidade da instalação de um novo redutor para conter excesso de velocidade na região e garantir a segurança das crianças e das pessoas que transitam pelo local.