Geral

Deputada pede apoio de bancada no combate as queimadas no Pantanal

25 AGO 2021 • POR Sylma Lima • 09h37
No último final de semana o fogo devastou grandes áreas do Pantanal, inclusive próximo da área urbana da cidade. - Divulgação

A deputada federal Bia Cavassa usou a tribuna da Câmara dos Deputados, na noite desta terça-feira (24), para pedir ajuda na tentativa de conter os focos de queimadas no Pantanal. Bia citou manchetes jornalísticas que alertam para o problema, e disse que a cada ano o fogo parece atingir proporções maiores.   

A parlamentar citou as cidades mais atingidas como Corumbá, Porto Murtinho, Bela Vista e Ponta Porã. “Faço um apelo a essa bancada para que meus projetos de lei sejam pautados, em um deles torna obrigatória a instalação de Brigada de Incêndio nas cidades mais atingidas pelo fogo, e no outro, dispõe sobre o aumento da pena para quem ateia fogo nas matas”. 

PL da deputada que obriga a instalação de brigada nas cidades mais atingidas tramita na Câmara desde 2019. Foto: Divulgação

Bia lembrou aos demais parlamentares que destinou ao PrevFogo do Ibama este ano, recurso para compra de uma embarcação que contribui com o trabalho, porém sabe que é pouco. “Precisamos unir esforços juntos com o governo federal pedindo que ações sejam efetivadas”.  

A deputada lembrou a gravidade do incêndio que atingiu Corumbá no último final de semana cobrindo a cidade de fuligem, “viramos manchetes nos maiores jornais do país, pela extensão da área consumida pelo fogo. Para piorar a falta de chuva a cidade ainda sofre com a baixa umidade relativa do ar”.