Geral

Capital: incêndio volta ao Parque dos Poderes após lixo ser queimado

25 AGO 2021 • POR MídiaMax • 09h22
Segundo os Bombeiros, os dois incêndios foram provocados pela ação humana. - Divulgação

O Parque dos Poderes foi alvo, na noite de terça-feira (24), do 2º incêndio criminoso em menos de uma semana. Na sexta-feira (20), a área foi palco de chamas que devastaram 550 mil metros quadrados. 

Na noite de terça-feira, os bombeiros do quartel do Parque foram acionados para conter o fogo em um terreno localizado próximo à sede da PM (Polícia Militar). Porém, quando os militares chegaram ao local, populares já haviam apagado as chamas. 

O que chama a atenção é o fato dos dois incêndios terem sido provocados por ação humana — como a maioria dos focos registrados nesta época. O problema, segundo os bombeiros, é que a força do vento aliado ao tempo seco e à alta temperatura favorece a propagação do fogo. Então, um pequeno foco pode ficar enorme em pouco tempo. 

Áreas verdes atingidas somam 550 mil metros quadrados. Foto: Divulgação

Incêndio devasta Parque dos Poderes 

O incêndio de grandes proporções no Parque dos Poderes devastou área de 550 mil metros quadrados — 55 hectares —  somando duas grandes áreas consumidas pelo fogo. A maior delas fica atrás da Acadepol (Academia de Polícia) e a menor fica do outro lado da Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, atrás do TCE (Tribunal de Contas do Estado). 

Com 285 hectares, o Parque dos Poderes é a maior reserva campo-grandense, por isso a ocorrência chamou atenção e logo ganhou repercussão nas redes. 

O fogo começou na tarde de quinta-feira (19) e foi controlado apenas na sexta. A ocorrência mobilizou 35 bombeiros, 7 viaturas e consumiu 150 mil litros de água. Os dados foram fornecidos pelo Major Fábio Pereira de Lima, comandante dos trabalhos.