Geral

Operação Hefesto ultrapassa 50 dias em combate a incêndios no Pantanal

23 AGO 2021 • POR Gesiane Sousa • 06h22
Bombeiros trabalham por mais de 50 dias combatendo incêndios no Pantanal. - Divulgação

O domingo (22) foi de muito trabalho para os Bombeiros e equipes empenhadas no controle dos incêndios no Pantanal de Corumbá e Ladário. De acordo com as informações da Tenente Tatiane Dias, comandante da operação Hefesto, ontem chegaram mais 36 militares para reforçar a equipe que já está por 51 dias trabalhando intensamente no combate ao fogo que não dá trégua. 

As equipes continuam dividas em três linhas de ataque: no Paraguai Mirim, com monitoramento no Paiaguás, na região do Carandazal e Nabilque, onde segundo a comandante a situação foi controlada neste domingo e agora segue sendo monitorada para evitar novas propagações. Duas aeronaves estão sendo empenhadas na operação principalmente no monitoramento sobre áreas já incendiadas, como na margem esquerda do Rio Paraguai, vista do Porto Geral, onde o ofogo começou na última sexta-feira (20) e ribeirinhos precisaram deixar o local ss pressas.

 

 

A zona urbana de Corumbá também tem sofrido com incêndios, na noite de sábado (21), incêndios foram controlados nos bairros Aeroporto e Universitário.  

A prefeitura de Corumbá já pediu socorro ao Estado e a União para que a situação seja controlada. Para a Prefeitura, uma base fixa do PreviFogo deve ser instalda na cidade. 

A previsão meteorológica de período de chuva nos próximos dias traz esperança para acalmar a situação de seca no Pantanal.

Novas ações estão previstas para está segunda-feira (23).