Geral

Vendramini aciona MPF, TCU, CGU e Ministério da Saúde sobre atraso nos salários da Santa Casa

19 AGO 2021 • POR Gesiane Sousa • 13h12
Deputado Estadual busca a verdade sobre o possível atraso nos recursos do Ministério da Saúde e a utilização das verbas já recebidas. - Divulgação

O deputado estadual Evander Vendramini (PP) apresentou requerimento, durante a sessão ordinária da Assembleia nesta quinta-feira (19), solicitando ao Ministério Público Federal (MPF), Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU) e Ministério da Saúde informações sobre os repasses à Santa Casa de Corumbá. 

O Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul (Sinmed) denunciou que 50 médicos do corpo clínico do hospital estão sem pagamento há três meses. “Como único representante na ALEMS do município, venho cobrar uma medida urgente. Precisamos saber a razão dos atrasos. Há informações de que hoje sete médicos pediram demissão do hospital e da maternidade. Os cirurgiões ameaçam paralisar”, destacou Evander. 

A administração da Santa Casa de Corumbá teria explicado em nota que há atraso no pagamento dos plantões, enquanto o salário do mês de julho ainda está no prazo para depósito.      

“Em razão da pandemia de Covid, muitos recursos foram repassados. Portanto, qual o motivo de não pagar os plantões? Não são apenas reclamações dos salários dos médicos, mas dos demais profissionais que atuam no hospital. Além disso, recebemos denúncias sobre a qualidade da alimentação que é servida”, disse o deputado. 

Ao Capital do Pantanal, Evander explica que seu requerimento é para buscar a verdade sobre os repasses federais que a Santa Casa afirma não ter recebido, além de fiscalizar a aplicação dos recursos. “Precisamos saber se os recursos federais estão realmente atrasados e se estão sendo aplicados corretamente, pois não é possível que o Hospital esteja em dificuldade financeira com a quantidade de recurso que tem recebido nos últimos tempos”.