Geral

Médicos da Santa Casa estão sem receber salários há três meses

18 AGO 2021 • POR Gesiane Sousa • 09h17
Santa Casa diz que o problema está no atraso do repasse mensal do Governo Federal. - Arquivo

A denúncia é do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul (Sinmed), de acordo com o órgão represente da categoria, 50 médicos do corpo clínico da Santa Casa de Corumbá estão sem pagamento há três meses, porém mesmo assim continuam atuando bravamente na linha de frente da Covid-19. 

O caso ganhou espaço na mídia da Capital e foi veiculado ontem no site MídiaMax, veículo que recebeu a denúncia do Sindicato.  

Os profissionais em difícil situação financeira, encaminharam um documento para a prefeitura e para a gestão da Santa Casa com a expectativa de que a situação se resolva, mas até o momento não há previsão. O sindicato assegurou que está ciente e que tomara às providências cabíveis para auxiliar os médicos. 

Um dos médicos da Santa Casa, disse que a categoria tem enfrentado dificuldades para dialogar com a administração do hospital, que não responde às solicitações dos médicos. 

“Já mandamos outros documentos para a administração, mas não respondem. Estamos apenas pedindo que nos respondam quando e como vão nos pagar. Não estamos pedindo aumento, apenas queremos receber pelo nosso trabalho”, afirmou. Ele destaca que a categoria na Santa Casa de Corumbá está sem reajuste salarial nos plantões há oito anos. 

O secretário de saúde, Rogério dos Santos Leite, defendeu a administração municipal e afirmou desconhecer a situação, pontuando que os repasses municipais estão em dia para a Santa Casa.  

Em nota divulgada, a Santa Casa diz que a falta de pagamento aconteceu devido ao atraso do repasse mensal do Governo Federal. Segundo a administração, as dificuldades financeiras existem antes mesmo da pandemia da Covid-19 se estabelecer em Mato Grosso do Sul e pontua que está negociando com os médicos para deixar os pagamentos em dia.  

“A Santa Casa de Corumbá esclarece que vem buscando formas de regularizar a saúde financeira do hospital, e isto envolve também o pagamento dos plantões dos profissionais médicos do hospital; Em virtude do atraso no repasse do Governo Federal,quanto a verba COVID-19, a folha dos plantões médicos de Junho/2021 está em atraso”, disse em trecho de nota. 

O hospital esclarece que, quanto a folha de pagamento dos meses de julho e agosto, a administração ainda está no prazo para realizar os pagamentos. “Considerando que os profissionais médicos não possuem vínculo celetista, e sim, como prestadores de serviço, em sua maioria pessoa jurídica”, pontua. 

Em nota, o hospital diz que encaminhou uma minuta de contrato de prestação de serviços médicos aos profissionais que trabalham na instituição para abrir negociação. “. Todas as medidas adotadas pela Santa Casa, inclusive de contenção de gastos, são urgentes e estão acontecendo, buscando sempre reafirmar o compromisso de prover a melhor assistência médico-hospitalar a toda população”, diz. 

 

Com informações do MídiaMax