Geral

Morre professora Terezinha Baruki referência da Educação em Corumbá

12 AGO 2021 • POR Gesiane Sousa • 09h49
Cidade está em luto oficial de três dias, decretado em Diário Oficial. - Renê Márcio Carneiro

Tereninha Baruki faleceu em casa nesta quinta-feira (12), por volta de 1h30 da madrugada. A professora que era referência na Educação e no Ensino de Corumbá enfrentava problemas com a saúde desde dezembro de 2020.   

A cidade está em luto oficial por três dias, decretado pela prefeitura, e o sepultamento de Terezinha acontece ainda nesta manhã no Cemitério Santa Cruz, região central de Corumbá. 

Terezinha Baruki foi a primeira mulher a presidir a Câmara de Vereadores de Corumbá, ficou à frente da Soamar (Sociedade Amigos da Marinha) por três gestões, foi diretora da Escola Missão Salesiana de Santa Tereza e fundadora do IBEC (Instituto Baruki de Educação). Foi professora e empresária da Educação, onde contribuiu com a formação de muitos corumbaenses.  

Sylma lembrou com carinho de quando foi aluna de terezinha. Foto: Arquivo Pessoal

Para editora-chefe do site Capital do Pantanal, Sylma Lima, Terezinha Baruki deixa um legado pra cidade, "eu como ex-aluna da Terezinha, só tenho a agradecer por tudo o que ela fez por mim desde a pré-escola, eu vinha de uma família humilde e terezinha fazia questão de dar o material escolar todos os anos, ela foi um exemplo de bondade e dignidade para todos nós".

No Diário Oficial de hoje, no Decreto n° 2636, determinando o luto oficial na cidade, cita a morte de Terezinha como uma perda irreparável para cidade e para sociedade.