Geral

Líder comunitário desmente apoio de prefeito na obra da estrada do Porto Esperança

5 AGO 2021 • POR Sylma Lima • 13h43
Morador, líder comunitário no distrito do Porto Esperança, desmentiu o apoio do prefeito em sua rede social. - Divulgação/Reprodução

No final do mês de julho a prefeitura de Corumbá divulgou que o termo de compromisso que autoriza a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) a construir a estrada que liga o distrito de Porto Esperança a BR 262 e duas pontes de concreto na região, havia sido assinado pelo prefeito Marcelo Iunes. A notícia era aguardada por anos pela população da região, que sofre com o isolamento e dificuldade de deslocamento, principalmente em períodos de seca. O distrito do Porto Esperança fica a 70 quilômetros de distância da área urbana de Corumbá. 

A conquista que deveria despertar comemorações e alegria veio acompanhada de polêmica. Isso porque um dos líderes comunitários da região, o senhor José Domingos, desmentiu que o prefeito Marcelo Iunes tenha tido participação na luta pela aprovação dos recursos junto ao Governo do Estado. Em sua rede social, o morador foi bem claro e direto.  

“Agora, muitos já começaram a aparecer dizendo que se empenharam e até que fizeram alguma coisa por nós moradores, mas o povo sabe quem é de verdade e quem é de mentira.  A respeito da publicação que foi feita na rede social do Sr. Prefeito Marcelo Iunes, com todo respeito eu desminto, ele nunca lutou por nada aqui, foi presidente da câmara e nunca fez nada por Porto Esperança, se alguma coisa está acontecendo de bom para nós moradores, devemos ao Deputado Evander e ao Governador Reinaldo Azambuja”, concluiu o morador. 

Ao Capital do Pantanal, o deputado estadual Evander Vendramini afirmou que luta por melhorias para a região do Porto Esperança desde 2012, e que este ano o pedido para realização da obra foi atendido pelo governo. A obra terá início nos próximos dias e será financiada exclusivamente com recursos do Governo do Estado. 

Evander lembra que luta pela contrução da estrada no Porto Esperança desde 2012. Foto: Arquivo deputado

“É uma obra emblemática do governo para Corumbá e o Pantanal, beneficiando diretamente uma população sofrida, onde as pessoas são privadas do direito de ir e vir e vivem num lugar sem perspectivas de crescimento. O governador Reinaldo Azambuja assumiu o compromisso e o acesso em breve se tornará uma realidade”, disse o deputado estadual. 

A comunidade de Porto Esperança é histórica para Corumbá. Começou a ser formada em 1912, com a chegada dos trilhos da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB) às barrancas do Rio Paraguai. A economia local é baseada na pesca, turismo e ecoturismo. 

Água de qualidade

Outra obra do governo do estado em benefício ao distrito de Porto Esperança foi a construção da estação de tratamento. A obra recebeu um investimento de R$ 464.193,60 por meio da Sanesul e garante água de qualidade para atender os 130 moradores que vivem na região pantaneira.  

A estação de tratamento também foi objetivo de requerimentos e solicitações realizadas pelo Deputado Estadual Evander Vendramini (Progressistas), desde a época em que era vereador no município de Corumbá.