Geral

Trio é preso por descaminho em ônibus irregular

30 JUL 2021 • POR Sylma Lima • 14h07
Mercadorias eram de passageiros de um ônibus da Transbrasil e não tinham documentação fiscal dos produtos. - Divulgação Polícia Militar

Três homens foram detidos pelo crime de descaminho na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Presidente Venceslau na noite desta quinta-feira (29). Eles eram passageiros de um ônibus da Transbrasil e transportavam diversos produtos estrangeiros sem comprovação fiscal. 

A empresa Transbrasil atua por meio de liminar, com concessão para linha que liga cidade do Rio Grande do Sul até o Pará, passando por cidades como São Paulo, Campo Grande e Corumbá. Ocorre que uma das obrigatoriedades é que a empresa esteja regularizada na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o que o Capital do Pantanal descobriu que não é a realidade da Transbrasil.  

Fica o alerta para que os passageiros optem por empresas regulares e regulamentadas com todas as exigências, incluindo o respeito a vida e a segurança, para não passarem por problemas como o que houve nesse flagrante, na base operacional do Policiamento Rodoviário, durante a Operação Paz e Proteção. De acordo com a polícia, o TOR (Tático Ostensivo Rodoviário) abordou o ônibus que saiu de Campo Grande (MS) com destino a São Paulo (SP). 

No decorrer da fiscalização foram localizados no bagageiro externo, fardos com mercadorias adquiridas em países estrangeiros sem a devida comprovação fiscal, o que caracteriza descaminho. 

Segundo a polícia, haviam 780 maços de cigarros, cerca de 2 mil itens entre óculos, vestuários, essência de narguilé, essência de cigarros eletrônicos, baterias e display de aparelhos celulares. 

Os proprietários, das mercadorias, de 28, 53 e 61 anos, não apresentaram documentação fiscal conforme prevê a legislação. Diante disso, foram conduzidos até a Delegacia de Polícia Federal de Presidente Prudente onde foram ouvidos e liberados para responderem ao processo em liberdade.