Geral

MS registra geada em 26 cidades e tem sensação térmica de -6ºC

29 JUL 2021 • POR Redação • 08h57
Geada atingiu a cidade de Ponta Porã, fronteira com Paraguai. - Campo Grande News

Mato Grosso do Sul teve, nesta quinta-feira (29), o dia mais frio do ano, com geada em 26 cidades e sensação térmica que chegou a -6ºC, em Rio Rio Brilhante, onde a estação meteorológica marcou -1.1ºC, segundo o meteorologista da Anhanguera, Natálio Abraao. 

Veja abaixo as mínimas em alguns municípios:

Campo Grande: 2,7ºC com sensação de 0ºC  Dourados: 0,5ºC com sensação de -3ºC  Ponta Porã: 1,9ºC com sensação de -2ºC  Aral Moreira: 1,4ºC com sensação de -1ºC  Três Lagoas: 4,7ºC com sensação de 2ºC 

Houve ocorrência de geada em 26 municípios. Na faixa de fronteira com o Paraguai, como em Ponta Porã e Aral Moreira, foi registrada a geada negra, que é quando o frio intenso queima a vegetação. 

É um fenômeno pouco comum associado à ocorrência de ventos moderados a fortes e muito frio provocados pela chegada de fortes massas frias de origem polar. Quando ocorre a geada negra, a vegetação fica escurecida, com aspecto queimado. A geada negra é muito mais danosa do que a geada branca, pois queima a seiva no interior das plantas, o que impede sua sobrevivência. 

Já a geada normal é quando o frio gelado congela as gotículas de água, formando fina camada de gelo nas lavouras, carros ou outras superfícies. 

Confira os locais que registraram geada: 

Santa Rita do Pardo  Campo Grande  Itaquiraí  Iguatemi  Dourados  Ivinhema  Angélica  Sete Quedas  Três Lagoas  Naviraí   Paranhos - geada negra  Antônio João  Caarapó  Laguna Carapã  Itaporã 

Segundo previsão, o frio começa a perder força a partir de amanhã (30), que já deve ter mínimas de 7ºC em MS. No decorrer do dia, a temperatura sobe e o extremo sul do Estado poderá ter máximas de 18ºC em Sete Quedas e Ponta Porã. 

Com informações do MídiaMax