Geral

Marinha resgata dois moradores no Pantanal em 24h

16 JUL 2021 • POR Sylma Lima • 08h41
Criança de um ano de idade, picada por escorpião, sofria com febre e vômito na região do Paiaguás. - Divulgação Marinha do Brasil

O primeiro resgate, realizado na tarde desta quarta-feira (14), foi de uma jovem, vítima de parto prematuro com complicações, em localidade a cerca de 130 km de Corumbá, na região do Parque Nacional do Pantanal, na divisa dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O segundo foi efetuado na tarde desta quinta-feira (15), de uma criança de um ano, que sofreu uma picada de escorpião e apresentava febre e vômito, na região do Paiaguás, a aproximadamente 180 km do perímetro urbano da cidade.  

Os resgates foram feitos com o auxílio de uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), Organização Militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval, e os deslocamentos foram feitos com acompanhamento de um médico do Hospital Naval de Ladário (HNLa). Na chegada ao heliponto da Base naval em Ladário, uma ambulância do Corpo de Bombeiros seguiu com os pacientes para a Santa Casa de Corumbá.  

A Marinha do Brasil esclarece que o resgate de vítimas, feito por meio de Evacuação Aero Médica (EVAM), empregando helicópteros do Com 6º DN, é uma ação de cooperação com o Corpo de Bombeiros e sua realização ocorre eventualmente em locais onde o acesso é difícil ou inviável via terrestre e em caso de comprovada emergência. O voo depende, ainda, de diversos fatores, como condições meteorológicas, período diurno, distância, entre outros. 

Com informações da Marinha do Brasil