Geral

Mais de 20 mil litros de produto utilizado no refino de cocaína é apreendido em Corumbá

16 JUL 2021 • POR Sylma Lima • 08h25
O produto químico Etila possibilita usar menos folhas de coca e assim aumentar a produção da droga. - Divulgação PF

A Polícia Federal apreendeu nesta quinta-feira (15), num estacionamento localizado no bairro Aeroporto, 207 barris de Acetato de Etila, produto químico de venda controlada pela Polícia Federal por ser utilizado para produção de cocaína.  

Após denúncia anônima, policiais federais realizaram diligências pela região, quando avistaram no estacionamento os barris de 200 litros armazenados sobre paletes, prontos para serem carregados. No local estavam o responsável pelo estacionamento, bem como o irmão do proprietário da carga, que não se apresentou. Ambos foram conduzidos à delegacia de polícia federal, onde foram ouvidos e liberados. Toda a mercadoria foi apreendida, pois não possuía a autorização específica para sua comercialização, bem como para exportação.  

O produto químico foi retirado do local com a cooperação da Marinha do Brasil, que disponibilizou 4 caminhões e uma empilhadeira para o transporte. No total foram usados 5 caminhões para o transporte até o depósito da Receita Federal do Brasil, localizado no Posto Esdras.  

Cinco caminhões da Marinha foram utilizados para levar o produto quimico para o pátio da PF. Foto: Divulgação PF

Tem sido recorrente a apreensão de produtos químicos controlados, utilizados no refino de cocaína, na fronteira Brasil/Bolívia, especialmente na cidade de Corumbá. O uso de tais produtos químicos proporcionam uma produção mais sofisticada de cocaína, propiciando o uso de menos folhas de coca para a produção de uma mesma quantidade, chegando o rendimento a dobrar.  

Os investigados podem respondem pela prática tráfico de drogas ou de Contrabando.