Geral

Ibama abre licitação de R$ 200 mil para equipamentos de combate a incêndios em MS

15 JUL 2021 • POR Correio do Estado • 11h06
Corumbá configura como o município brasileiro com maior foco de queimadas no País. - Divulgação Bombeiros

Ministério do Meio Ambiente, por meio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), abriu edital de R$ 207.950,75 para compras de materiais para combate a incêndios em Mato Grosso do Sul. 

edital é do tipo pregão eletrônico, na modalidade menor preço. A sessão será realizada dia 28 de julho, às 10 horas (horário de Brasília). Propostas devem ser entregues na Rua Euclides da Cunha, 975 - Jardim Dos Estados. 

Os itens para compra variam entre mangueiras, reservatórios, garrafões, mesas, cadeiras, entre outros.  

A área mais afetada pelos incêndios em Mato Grosso do Sul é o Pantanal. Na região da Nhecolândia e do Paraguai-Mirin, as equipes já realizam ações de combate aos focos de calor. 

De acordo com o Sistema de Monitoramento de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Corumbá configura como o município brasileiro com maior foco de queimadas no País, com 322 notificações neste ano.  

Segundo o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBMMS), o monitoramento é constante e as equipes da Operação Hefesto estão acampadas em fazendas e pontos estratégicos para o combate às chamas. 

Característico no pantanal, o fogo de turfa ou fogo subterrâneo ocorre quando não há chuva em abundância.   

Ele pode durar dias, semanas ou até meses. Os sucessivos períodos de secas e cheias nas estações da região criam camadas de matéria orgânica no solo que no período mais seco se tornam altamente inflamáveis. 

De janeiro até novembro de 2020, 30% do Pantanal foi atingido pelas queimadas históricas que consumiram o bioma no ano passado. Levando em conta só o Pantanal mato-grossense, esse número chega a 40%.