Geral

Vacinação em massa imunizou quase 90 mil pessoas na fronteira

9 JUL 2021 • POR Sylma Lima • 10h31
O prefeito Marcelo Iunes visitou quatro dos postos no último dia de vacinação. - Divulgação PMC

A campanha de vacinação em massa contra a Covid-19 foi encerrada nesta quinta-feira (08), nos 13 municípios de fronteira que participaram da pesquisa em Mato Grosso do Sul.  

Até as 19h de quinta-feira, mais de 87 mil pessoas já haviam sido imunizadas com doses da Janssen, com aplicação única e eficácia de 85%. 

Para garantir o maior número possível de pessoas vacinadas contra a Covid-19 em Mato Grosso do Sul, municípios da região de fronteira precisaram correr atrás das pessoas. Cidades adotaram estratégias como chamadas em carro de som e local de vacinação aberto até meia noite, como o caso do Poliesportivo da avenida Porto Carrero, em Corumbá.  

São 13 as cidades de fronteira com Paraguai e Bolívia que fazem parte de projeto Vebra Covid-19, que vai avaliar o impacto da vacinação em massa a partir da dose única da Janssen. 

Em Corumbá 

A cidade recebeu do Ministério da Saúde 165.500 doses da vacina da Janssen. Durante os dias de vacinação em massa, devido o projeto Vebra Covid-19, 24.456 pessoas acima de 18 anos foram vacinadas. No fechando da conta, 15 mil doses serão devolvidas por Corumbá e distribuídas para as demais cidades do Estado.  

A atualização do vacinômetro da saúde de Corumbá nesta sexta-feira (9) confirma que 44.692 pessoas receberam a primeira dose; 20.854, a segunda e 23.838 aguardam a segunda dose. A cidade conseguiu atingir 53,55% da meta vacinal, foram 45.310 mil pessoas que receberam as duas doses ou a dose única.

Em declaração, o secretário de saúde de Corumbá, Rogério Leite, informou que mesmo devolvendo as doses da vacina Janssen que não foram utilizadas, a cidade permanecerá com um percentual do imunizante para seguir com a vacinação. “Temos que lembrar que 10% dessas doses que sobrarão em cada município, permanecerão no município, para que a gente possa continuar a imunização daqueles que, porventura, não puderem se imunizar nesse período de cinco dias. Então, hoje, simbolicamente, acaba o período do projeto, mas a gente continua imunizando, semana que vem, nós temos o Pantanal, uma área de quase 400 pessoas a serem imunizadas no fundo do Pantanal, no Paiaguás”, concluiu.