Geral

Amargo, ao leite e branco: qual o chocolate mais saudável?

7 JUL 2021 • POR Redação • 08h12
Alívio do estresse e melhora do humor estão entre os efeitos da iguaria. - Reprodução

O Dia Mundial do Chocolate é comemorado nesta quarta-feira, 7 de julho. A origem da data é desconhecida, mas é de consenso geral que a guloseima é muito apreciada a qualquer momento. Com uma média anual de 2,5 quilos por pessoa, o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de chocolate do mundo. A nutricionista e professora do curso de Nutrição da Uniderp, Luiza Santos, revela quais são os benefícios do alimento. 
 
Além de saboroso, o chocolate traz efeitos benéficos à saúde, como por exemplo, o alívio do estresse. "O alimento é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que ajuda na liberação de serotonina, que também é conhecido como hormônio do bem-estar. Desse processo espera-se uma sensação de relaxamento e melhora no humor, ajudando inclusive nos sintomas de ansiedade", diz a professora. 

Embora com efeitos positivos na saúde, a nutricionista faz uma ressalva. "Como todo alimento, o chocolate deve ser consumido sem exageros. O recomendado é um quadradinho da versão 70% cacau ao dia, o que equivale, em média, a 6 gramas", alerta. Sobre os tipos, a especialista lista três: amargo, ao leite e branco. O primeiro é o mais saudável e nutritivo, já que leva mais massa de cacau e menos de gordura e açúcar. Já o branco não contém o cacau, mas sim a manteiga de cacau, o que faz com que seja mais rico em gordura, açúcar e leite.  

Outra dica da professora é para os pacientes com diabetes, que têm que evitar o consumo da guloseima, com risco de agravar os problemas de saúde. "Se consumido em excesso, o chocolate pode contribuir para um quadro de sobrepeso e obesidade, hipertensão, elevação das taxas de glicose, diabetes e outras doenças", conclui Luiza.