Geral

Na mira da CPI: Corumba é um dos municípios com irregularidades nas ações da Covid

14 JUN 2021 • POR Mariana Conte com informações do Midiamax • 13h33
Os relatórios foram produzidos pela Divisão de Fiscalização em Saúde do TCE-MS - Foto: Edilson Rodrigues - Agência Senado

Relatórios sobre irregularidades que vão desde sobrepreço até falta de transparência em compras da covid-19 foi remetida à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pandemia no Senado. Os problemas envolvem pelo menos oito municípios de Mato Grosso do Sul, e Corumbá está entre eles.

Os relatórios foram produzidos pela Divisão de Fiscalização em Saúde do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado) em 2020, no bojo de processos que acompanham as medidas de enfrentamento à pandemia. Estes documentos servem de sustentação para decisões, mas não costumam ser publicados.

Além de Corumbá, conforme levantamento, auditores do TCE-MS encontraram irregularidades em Campo Grande, Batayporã, Bonito, Jardim, Nova Andradina, Sonora e Três Lagoas.

O governo estadual também é alvo de processo de fiscalização compartilhado pelo tribunal com a comissão parlamentar. Um relatório elencou problemas em ao menos 15 processos de compra de máscaras, testes rápidos, camas hospitalares, medicamentos e locação de leitos. Somadas, as despesas em xeque chegam a R$ 12,9 milhões.

Apesar da remessa aos senadores, a tendência é que as responsabilizações sobre as irregularidades partam do próprio TCE-MS. Como a pandemia não acabou, os processos de fiscalização seguem abertos e em andamento.

Com informações do site Midiamax