Geral

Morador transforma calçada em jardim como forma de terapia

14 JUN 2021 • POR Mariana Conte • 10h52
Gerson também pintou todo o muro da calçada - Foto: Capital do Pantanal

Um morador da rua 13 de Junho, na lateral do Lar de Ismael no bairro Dom Bosco transformou a rua num jardim. São cem metros de plantas ornamentais cuidadas e podadas diariamente por ele.

O idealizador dessa ação de nome Gerson é bombeiro de profissão e mora há quarenta anos nessa rua. “Para mim é uma terapia, além de fazer meu papel como cidadão. Eu mesmo que plantei com a ajuda de um senhor e mais uns meninos. Trouxe essas mudas de fora”, ressaltou.

Em tempos de pandemia e isolamento a atitude é um exemplo a ser seguido pois além de embelezar a rua, é uma forma de terapia em tempos difíceis que vivemos. Quem transita pelo bairro vê a beleza das plantas bem cuidadas. A atitude mostra que quem quer faz a diferença.

Alguns especialistas da medicina e psicologia já dizem que o simples fato de ocupar a mente com as tarefas de jardinagem (plantar, regar, adubar, cortar etc.) já funciona como terapia - principalmente para quem tem rotinas de trabalho muito estressantes e cansativas. O cuidado com as plantas, nesse caso, se torna uma excelente fuga da rotina.

Assim como cuidar das plantas no dia a dia também é uma forma de movimentar mais o corpo: caminhar, assim como sementes fazer buracos na terra e por aí vai. Mesmo que não seja um exercício tão intenso, com grande gasto calórico, não deixa de ser uma forma de trabalhar os músculos do corpo. Além disso, a nossa mente fica mais focada e concentrada no que estamos fazendo no momento, ajudando a aliviar o estresse e a ansiedade.