Geral

Vereador cobra presença de profissional de odontologia na UTI do hospital da Cassems

4 JUN 2021 • POR ASCOM • 10h09
Alexandre diz que é preciso cumprir a lei - Foto: ASCOM

O vereador Alexandre Vasconcellos cobrou esta semana a Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul, a disponibilização de profissional de odontologia na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital da Cassems em Corumbá.

A reivindicação foi feita por meio de um requerimento direcionado ao presidente da instituição, Ricardo Ayache, em cumprimento à Lei Estadual nº 5.163 de 20 de março de 2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de profissionais de odontologia nas UTIs dos hospitais públicos e particulares do Mato Grosso do Sul.

Alexandre lembrou que a Lei tornou obrigatória a presença desses profissionais nas equipes multiprofissionais das Unidades de Terapia Intensiva, e que está em vigor desde junho de 2018. Ele e Yussef estão buscando fazer com que Corumbá também tenha a sua Lei municipal nesse sentido.

“O cumprimento dessa Lei se faz necessária em todos os hospitais públicos e privados do nosso Estado, não sendo diferente na UTI do hospital da Cassems em Corumbá, onde pessoas intubadas necessitam desse tipo de atendimento para aliviar o sofrimento ao qual atravessam”, enfatizou.

VACINAÇÃO

Por outro lado, o vereador fez um pedido ao secretário de Saúde do Município, Rogério dos Santos Leite, reforçando a necessidade de incluir os bancários no grupo prioritário do plano municipal de imunização contra a Covid-19.

“A inclusão é muito importante. Vai priorizar a saúde desses profissionais que trabalham diretamente com público, além do fato de que o trabalho nas agências bancárias é permanente e ininterrupto, mesmo com a pandemia imposta pelo coronavírus”, concluiu.