Geral

Mudança de nome de rua gera polêmica em Corumbá

27 MAI 2021 • POR Mariana Conte • 10h05
Rua foi acampamento de soldados na Guerra do Paraguai - Foto: Capital do Pantanal

Moradores da Rua Travessa do Acampamento, localizada na região central de Corumbá entre as ruas Luiz Feitosa Rodrigues e Major Gama estão indignados com um Projeto de Lei que muda o nome da Rua para Wildes Scarselli.

Os moradores demonstraram a insatisfação nas redes sociais e fizeram um abaixo assinado que tem mais de 200 assinaturas para manter o nome da rua como Travessa do Acampamento porque por trás desse nome existe um histórico rico, pois esse local foi acampamento de soldados na Guerra do Paraguai, o maior conflito armado internacional ocorrido na América Latina.

André Lopes, um dos moradores de uma das famílias mais antigas da rua, quer manter a história. “O nome tem grande relevância para nós moradores porque existe um contexto por trás do nome que é essa história de luta e batalha dos soldados durante a guerra, e a nossa rua foi acampamento desses guerreiros”, comentou André. 

Ele também lembrou que a rua compõe entorno de área tombada, conjunto histórico, arquitetônico e paisagístico de Corumbá.

Para a moradora Mariley Lopes Stoll a troca do nome será uma perca histórica para o município. “Não temos nada contra o homenageado Wildes Scarselli, acontece que ele e a família não possuem laços históricos com nossa rua e também nunca fizeram nada em prol dela. A nossa rua é muito limpa, organizada pelos esforços de nós moradores”, ressaltou.

Alguns moradores salientaram que se fosse mudar o nome que colocasse então o nome de alguns dos expedicionários de guerra que ainda estão vivos e moram na rua, mas ainda assim preferem que a rua continue com o nome de Travessa do Acampamento.

O Capital do Pantanal entrou em contato com o vereador Samyr Qualhada autor do Projeto de Lei que troca o nome da rua e que a prefeitura sancionou e o mesmo disse que devido a polêmica que causou com os moradores, na próxima segunda-feira o vereador vai entrar com outro documento pedindo a manutenção do nome da rua, tornando sem efeito o primeiro requerimento.

Segundo o vereador ele mandou uma equipe para as ruas para ouvir os moradores e num primeiro momento tinham entrado em consenso para a mudança do nome, mas devido a essas reivindicações fará alterações no projeto para manter o nome da rua.

Rua é mantida pelos moradores Foto: Capital do Pantanal
Escreva a legenda aqui