Geral

PF desarticula esquema de celulares trazidos do PY

26 MAI 2021 • POR Mariana Conte • 11h51
A Operação Harpócrates II investiga um esquema criminoso onde lojistas de Campo Grande se utilizam de doleiros para enviar dinheiro para fornecedores de mercadoria situados no Paraguai - Foto: Divulgação

Operação da Polícia Federal na manhã desta quarta-feira, 26 de maio no condomínio Castelo de Luxemburgo em Campo Grande tem como alvo organização criminosa especializada na prática de condutas que configuram delitos como descaminho de produtos eletrônicos, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. De acordo com o que foi apurado pela reportagem uma dessas lojas seria em um Shopping da Capital. 

A operação está cumprindo um mandado de prisão preventiva e 14 mandados de busca e apreensão, sendo 13 em Campo Grande, e um em Chapadão do Sul MS, além do sequestro de dois imóveis, três veículos e valores eventualmente existentes em contas bancárias de quatro investigados.

A Operação Harpócrates II investiga um esquema criminoso onde lojistas de Campo Grande se utilizam de doleiros para enviar dinheiro para fornecedores de mercadoria situados no Paraguai.

De acordo com informações da Polícia Federal, em seguida, promovem a entrada de produtos eletrônicos no Brasil, sem, entretanto, realizar o pagamento do imposto devido. Para “limpar” tudo são utilizadas empresas de fachada que expedem notas fiscais e assim justificam a entrada das mercadorias e por fim, esses equipamentos são revendidos no mercado nacional.

De acordo com a PF q investigação foi iniciada em 21 de novembro de 2019 e durante o seu curso foram realizadas apreensões de mercadorias descaminhadas bem como investigada a situação patrimonial dos envolvidos.

A operação conta com a participação de cerca de 62 (sessenta e dois) Policiais Federais e 10 (dez) servidores da Receita Federal. O nome refere-se à forma silente e recôndita de atuar da organização criminosa, bem como à investigação homônima deflagrada em dezembro de 2017, que teve como alvo parte da organização criminosa atualmente investigada.