Geral

Vereadores pedem recuperação da rodovia que dá acesso ao Forte Coimbra

27 ABR 2021 • POR ASCOM Câmara • 11h12
Rodovia precisa de melhorias para facilitar acesso ao Forte - Foto: ASCOM

A execução de obras de recuperação e manutenção da BR 454, que liga a BR 262 ao Forte Coimbra, está sendo reivindicada pelos vereadores Manoel Rodrigues e Chicão Vianna, como forma de atender os moradores daquela região, não só das famílias residentes no forte, mas também facilitar o acesso às propriedades rurais existentes no trecho.

Os pedidos foram feitos na sessão de ontem, segunda-feira, 26. A solicitação de Manoel Rodrigues foi endereçada ao diretor-presidente da Agência Estadual de Gestão de Empreendimento (AGESUL), Emerson Antonio Marques Pereira.

“A estrada está em péssimas condições e é de extrema importância a sua recuperação, para facilitar o acesso dos moradores de Coimbra à área urbana de Corumbá, possível hoje só via Rio Paraguai”, explicou.

O vereador observou que é preciso recuperar cerca de 10 quilômetros, da BR 262 até o Forte Coimbra, localizado às margens do Rio Paraguai, e um dos patrimônios históricos da região.

“Hoje, a alternativa é a navegação que se torna inviável em períodos de seca, devido ao baixo nível do rio. Com a recuperação da estrada, a comunidade local terá acesso facilitado até a área urbana de Corumbá, seja em busca de atendimentos de emergências, ou para outros serviços”, justificou.

PARCERIA

Chicão, por sua vez, sugeriu que o trecho seja recuperado em parceria pela Prefeitura, Exército Brasileiro e os produtores rurais. Citou inclusive que, a partir da Fazenda Santa Rosa, os produtores da região já estão realizando melhorias, mas que o ideal e uma ação conjunta para que o acesso ao Forte Coimbra seja mais vantajoso pela estrada. “Isso trará melhorias na logística para transporte de equipamentos e tropas do Exército, para o acesso de turistas à região, e melhorias para o transporte da produção da região. Logo, são inúmeras as vantagens da revitalização da estada”, explicou.

Segundo o vereador, há informações que, até o momento, 10 produtores da região já manifestaram disposição em contribuir com a recuperação da estrada, “faltando tão somente uma pequena contribuição do Município de Corumbá em conjunto com Exército Brasileiro, pois todos os envolvidos serão grandemente beneficiados pelo cascalhamento e nivelamento da estrada”, continuou.

Chicão finalizou citando que “essa pode ser uma das ações iniciais do Comitê de Estudo, Proposição e Articulação com o objetivo de elaborar o Plano de Desenvolvimento Integrado, Fomento e Preservação Histórica e Ambiental do Distrito de Coimbra, criado por Decreto Municipal no último dia 23 de abril”.