Geral

Coudet salva campeonato do Celta de Vigo e ganha destaque como treinador

22 ABR 2021 • POR Gesiane Medeiros • 18h22
Mesmo com a carreira ainda curta, 6 anos como técnico, Coudet já treinou equipes de quatro países: Argentina, Brasil, México e Espanha. - Reprodução Betway

Foram 10 meses no Internacional com nítidas conquistas e real chance de vencer o Brasileirão, o time de Porto Alegre era o líder do campeonato e estava nas oitavas de final, quando no auge desse bom momento, o técnico argentino Eduardo Coudet, decidiu trocar o colorado pelo Celta de Vigo, equipe que lutava na última colocação do Campeonato Espanhol. Foi uma mudança radical, afinal o treinador saiu do Brasil aonde estava na primeira colocação e desembarcou na Espanha com a difícil missão de salvar um time quase rebaixado. Ficou claro que na verdade havia um desgaste no relacionamento entre o treinador e a diretoria que já se arrastava por algum tempo. 

Com a chegada do técnico no Celta de Vigo, as mudanças aconteceram a passos largos, a equipe que brigava contra o rebaixamento nas duas últimas temporadas, ganhou oito jogos, empatou seis e perdeu apenas sete dos 21 disputados. Desde 2015 o Celta de Vigo não está tão bem posicionado no campeonato.  

Em entrevista recente ao blog da Betway Insider, Coudet disse que como treinador essa é a primeira vez que não participou da formação do elenco e não fez a pré-temporada. “É um desafio a mais para continuar crescendo”, declara o técnico que diz sempre ter tido muita confiança de que a equipe era capaz e iria reagir. O Celta de Vigo passou a sonhar com vaga nas competições europeias, está a 11 pontos da zona de rebaixamento. Nada mal para quem era renegado em qualquer casa de aposta, devido ao péssimo desempenho no campeonato. 

Nas mais recentes disputas o desempenho da equipe ficou um tanto instável, porém as chances de permanecer na primeira divisão ainda é real, o time vai muito melhor do que antes da chegada do argentino. Logo após a chegada de Coudet, o clube inaugurou a Cidade Desportiva Afouteza, um moderno centro de treinamento com 3 gramados, academia completa, instalações para jogadores profissionais e da base, piscina e sala de imprensa. Para Coudet a infraestrutura faz muita diferença, “é um passo gigantesco... e agora é preciso acompanhar esse crescimento na parte esportiva e crescer, tomara, na área mais importante, que é o futebol”. 

Coudet é treinador há 6 anos e já dirigiu equipes em quatro países: México, Argentina, Brasil e Espanha. Apesar de não colecionar grandes títulos vem se destacando no cenário internacional do futebol. Suas conquistas mais expressivas foram o Campeonato Argentino e o Troféu dos Campeões, todos dois pelo Racing. Ainda na entrevista cedida ao blog da casa de aposta Betway, Couldet diz estar feliz pela experiência que vem adquirindo e não mediu palavras para elogiar os jogadores brasileiros: “São mais fortes e mais rápidos do que em qualquer lugar do mundo”.