Geral

Vereador reforça a necessidade de imunizar gestantes contra o coronavírus

21 ABR 2021 • POR ASCOM • 10h19
Alexandre pediu ttambém imunização de servidores da Receita Federal - Foto: ASCOM

A inclusão de mulheres gestantes no grupo prioritário do plano municipal de imunização contra a Covid-19, foi reforçada pelo vereador Alexandre Vasconcellos durante sessão do Poder Legislativo corumbaense, como forma de priorizar a saúde desse público-alvo e dos bebês.

O pedido foi feito por meio de requerimento direcionado ao secretário de Saúde, Rogério dos Santos Leite. Alexandre destacou que é importante priorizar a saúde das grávidas e dos futuros recém-nascidos. “Imunizando essas mulheres, estaremos cumprindo um papel importantíssimo na preservação de vidas”, ressaltou.

O vereador lembrou que apesar da não inclusão das gestantes nos grupos prioritários de imunização contra a Covid, elas estão inseridas em outras campanhas, como a da gripe, e que apesar dos estudos clínicos comprovando a eficácia nesse público não terem sido concluídos, muitas mulheres já estão sendo vacinadas contra o coronavírus.

AGENTES DA RECEITA

O vereador solicitou também a realização de estudos para vacinar os agentes da Receita Federal contra a Covid. São ao todo cinco servidores que desenvolvem um trabalho de fiscalização permanente e ininterrupto desde o início da pandemia, e estão vulneráveis a contaminação.

“São profissionais de segurança pública e foram os únicos, até o momento, não imunizados. Eles desenvolvem trabalhos diários na região de fronteira, desempenham o combate ao contrabando, descaminho e demais crimes transfronteiriços, controlando a entrada e saída de turistas, viajantes, veículos e bagagens que transitam entre Brasil e Bolívia, e o risco de contaminação é alto”, explicou.

ÁGUA PARA ASSENTADOS

Também na sessão de terça-feira, 20, o vereador sugeriu ao prefeito Marcelo Iunes, a aquisição de um caminhão pipa para atender com água potável, as necessidades básicas e emergenciais dos assentamentos de Corumbá.

“A falta de água nos assentamentos de Corumbá é um problema crônico enfrentado pelos moradores já há vários anos. Na tentativa de amenizar o sofrimento e transtornos, se faz necessário o envio semanalmente de caminhão pipa com água potável, para abastecer as famílias de pequenos agricultores, e a aquisição de um caminhão próprio para isso, vai atender as necessidades básicas e emergenciais das famílias”, justificou.

SEGURANÇA

Já ao comandante da Polícia Militar de MS, em Corumbá, tenente-coronel Élcio Almeida, com cópia para o superintendente da Guarda Municipal, Miguel Soares, Vasconcellos solicitou que sejam intensificadas as rondas policiais nos locais de realização de atividades físicas da cidade, especialmente nos horários de maior movimento, das 06 às 08 horas e das 17 às 19 horas.

O vereador explicou que as rondas devem ocorrer no calçadão do Aeroporto, prolongamento da Rua Edu Rocha com Santos Dumont, no Bairro Aeroporto; na Avenida Gaturama até o portal da cidade, no Bairro Maria Leite, e na Avenida Rio Branco, iniciando pela Rua Albuquerque, intensificando no trecho compreendido entre a Itaú até a divisa com Ladário.

“Nos últimos meses ocorreu um aumento significativo de ocorrências de roubos tendo como vítimas, as pessoas que praticam atividades físicas nesses locais. Isso tem deixado todos temerosos e, por isso mesmo, são necessárias rondas e fiscalizações com maior frequência, para garantir a segurança da população”, justificou.

TRÂNSITO

Ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Lúcio André Messias de Barros, o vereador sugeriu a mudança para estacionamento em 45º graus, no prolongamento da Rua Gonçalves Dias, entre as ruas 21 de Setembro e Luís Feitosa Rodrigues, quadra lateral ao Fórum de Corumbá.

Justificou informando que a Gonçalves Dias, recentemente, se tornou mão única. Conforme ele,  devido ao grande número de veículos que estacionam nesse quarteirão para acessar o Fórum, “o estacionamento transversal vai garantir maior número de vagas para atender todos que se dirigem àquele local”, explicou.