Geral

Corumbá perde dez leitos na UTI Covid por falta de cadastro

20 ABR 2021 • POR Mariana Conte • 13h45
Município de Corumbá vai deixar de receber no momento mais dez leitos para o tratamento da Covid por falta de solicitação em sistema de cadastro - Foto: Divulgação

Rapidez e agilidade por parte da administração dos governos municipais em tempos de pandemia são questões fundamentais para amenizar o caos que a Covid trouxe para o mundo inteiro.

Isso tanto nos setores que se referem a saúde quanto aos setores administrativos que é o setor que trabalha com parte burocrática de papéis, como ofícios, solicitações, preenchimentos de informações e demais atividades, e para que o funcionamento do sistema seja rápido e eficaz é preciso uma gestão eficiente.

A liberação de mais leitos pelo Ministério da Saúde para os municípios para o tratamento dos pacientes com Covid é feita por meio de publicação de portaria, e os municípios tem que fazer as solicitações desses leitos por meio de um cadsatro no sistema das secretarias de saúde e depois o pedido é analisado pelo Ministério.

Acontece que o município de Corumbá vai deixar de receber no momento mais dez leitos para o tratamento da Covid.

A Deputada Federal Bia Cavassa (PSDB) havia solicitado junto ao Ministério da Saúde mais dez leitos para o município de Corumbá e que tinha sido aprovado, porém a deputada recebeu a informação do Ministério da Saúde que a Secretaria Municipal de Corumbá não fez o cadastro no sistema, e na última portaria que saiu para liberação de leitos Corumbá não estava incluída pela falta do cadastro.

De acordo com o médico Manoel João, plantonista em medicina intensiva da Covid atualmente Corumbá tem 17 leitos UTI cadastrados para tratamento da Covid-19 com capacidade para receber mais 10 leitos.

Além dos pacientes locais hoje o município de Corumbá também recebe pacientes de outros municípios para tratamento da Covid.

O Ministério da Saúde enfatiza que é preciso eficiência por parte das gestões municipais para que possam receber os pedidos de leitos com mais rapidez e desta forma acelerar os tratamentos.