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Entenda o que é gamificação e como ela pode ajudar o seu negócio

12 ABR 2021 • POR Redação • 09h28

Investir em um site, em uma hospedagem de site e um registro de domínio são os pilares para qualquer gestor garantir uma boa presença digital ao seu negócio. É com uma presença bem construída no meio online que se torna possível desenvolver qualquer empreendimento.

Todos esses elementos são recursos básicos e fundamentais para ter presença digital. Além disso, o registro de domínio e um serviço de hospedagem de sites são bem baratos em termos de projeto digital. 

Sabendo disso, a internet há tempos se tornou a vitrine para empresas dos mais variados segmentos. Por isso, a sobrevivência do seu negócio passa pela presença digital, mas não apenas por ela, um exemplo disso é a gamificação.

Na atual era da digitalização, os jogos digitais romperam a barreira do mero entretenimento e já chegaram no mundo dos negócios. Nesse artigo, você vai ficar por dentro de como os games podem ajudar nas vendas em uma empresa. 

O que é Gamificação?

Os jogos eletrônicos estão aí há anos. Desde os anos 70, com os primórdios do videogame Atari, até aos dias de hoje, diante dos gráficos realistas dos jogos modernos, os games fazem parte do dia a dia de crianças, jovens e adultos.

Não é por acaso que a indústria dos jogos digitais cresceu de forma gigantesca. Games são consumidos diariamente e estão presentes na cultura pop. Repare a quantidade de mochilas, canecas e camisetas que trazem personagens dos jogos estampados.

Sonic, Mario, Chun Li e muitos outros personagens são conhecidos no planeta inteiro, protagonizando filmes, desenhos animados e histórias em quadrinhos. Isso só mostra o quanto os games são relevantes hoje em dia.

Sendo assim, é nesse cenário favorável aos jogos que surge a gamification, que em bom português quer dizer “gamificação”. Esse processo consiste na utilização de técnicas comuns aos games, porém no contexto do Marketing ou, até mesmo, na educação.

No caso do Marketing Digital, os jogos auxiliam o seu negócio a divulgar algum produto ou serviço, para fortalecer o posicionamento da marca e, em alguns casos, para treinar funcionários e candidatos a emprego.

A dinâmica de um game deve levar em consideração alguns conceitos relevantes. Tais conceitos são ingredientes fundamentais para criar, elaborar e desenvolver um jogo. Saiba mais sobre eles abaixo. 

Narrativa

Um game é basicamente uma história. É devido a essa característica que os games se tornam atraentes e imersivos, pois se ouvir uma história já é interessante, imagine então ter a possibilidade de participar e protagonizar essa história.

Por essa razão é que a criação de qualquer game, inclusive algum jogo relacionado ao seu negócio, deve possuir uma narrativa, ser uma história onde o jogador, ou melhor, o cliente, pode participar.

Regras

Um game necessita apresentar as regras para o jogador. As regras estabelecem métodos e criam as dificuldades que devem ser superadas. Isso ajuda a atrair e criar a imersão nos jogos.

Da mesma forma, essas regras podem ser alteradas conforme o nível de dificuldade ou fases. Tudo depende do objetivo final do seu game. 

Recompensas 

O game deve oferecer recompensas, principalmente se envolver desafios. São elas que incentivam o jogador a avançar na narrativa, a superar as dificuldades e alcançar o objetivo final. 

As recompensas servem como um estimulo a mais para o jogador (ou cliente) se interessar e se engajar no game. Essas recompensas podem ser em forma de bônus, prêmios, descontos ou até mesmo produtos físicos. Tudo depende da sua estratégia. 

Como a gamificação pode ajudar o seu negócio

O uso dos games nas empresas pode servir como estratégias de Marketing Digital. Porém, em algumas situações específicas pode ser uma excelente ferramenta para o treinamento dos colaboradores.

No caso do Marketing Digital a gamificação não é exatamente uma novidade. Inclusive, até existe um termo que sinaliza a união da publicidade com os games: o Advergame.

O Advergame consiste na utilização dos jogos para posicionar uma determinada marca perante o público, bem como divulgar uma ideia, um produto ou um serviço. Sendo assim, existem três tipos de Advergames. Entenda mais sobre eles a seguir. 

Associativo

Essa é uma iniciativa simples e barata no uso dos games. Por meio dela o público consegue associar o jogo com a marca da empresa. Nesse caso, a marca aparece inserida no cenário do game.

Um exemplo disso é o Need for Speed Underground 2, onde podem ser vistas placas da Burger King no cenário do jogo.

Ilustrativo

Nesse caso o usuário pode interagir melhor com a marca do negócio. Imagine, por exemplo, que o seu negócio seja uma lanchonete. 

Sendo assim, em determinadas fases do game, para obter mais energia, o usuário deve guiar o personagem para entrar na lanchonete que faz parte do ambiente do jogo. 

Demonstrativo

Nesse tipo o game é concebido com o intuito de divulgar exclusivamente a marca. O caso que ilustra bem essa situação é o game Pepsiman, desenvolvido no final dos anos 90. 

Nesse jogo, o objetivo do usuário é coletar o maior número de latinhas de Pepsi. Ou seja, a marca se torna onipresente no jogo.

Aplicação de games para treinamento

Os jogos digitais também podem ser utilizados para dinâmicas de grupo em empresas e treinamento dos colaboradores.

A gamificação favorece alguns sentimentos e ações capazes de aumentar a motivação e eficiência do colaborador caso seja aplicada da forma correta.

Uma eficiente estratégia de gamificação deve levar em conta técnicas de vendas e Inbound Marketing. Assim eles ajudam os funcionários e aumentam o envolvimento na resolução dos problemas e demais tarefas referentes ao seu negócio.

Vale salientar aqui alguns métodos que são fundamentais para a aplicação da gamificação que podem ajudar o seu empreendimento. 

Estabeleça os critérios norteadores

É fundamental determinar quais serão as regras e as recompensas do jogo a ser utilizado. Além do mais, estabeleça a duração de cada atividade, as conquistas e a frequência de interação. Os intuitos e os métodos também devem ser estabelecidos nessa etapa.

Defina a mecânica dos games

A mecânica tem o principal intuito de engajar e estimular o jogador. Caso as atividades e as regras preestabelecidas não tenham coerência, você não irá obter bons resultados. Desse modo, é fundamental dedicar bastante tempo para pensar e elaborar a dinâmica.

Elabore os testes e mensure os resultados

Antes de colocar em prática o projeto de gamificação, realize testes com grupos pequenos. Estabeleça um protótipo e anote os resultados para aprimorar o jogo.

Além do mais, mensure os resultados e avalie se os objetivos foram atingidos. Analise se houve engajamento significativo, o tempo dedicado ao jogo e, especialmente, o retorno sobre o investimento do projeto.

A gamificação é uma importante ferramenta

Além de ter um site e um registro de domínio, qualquer negócio nos dias de hoje deve contar com recursos que auxiliam na interação com os clientes, na divulgação da marca e no aperfeiçoamento dos colaboradores.

Ao realizar o treinamento dos seus funcionários utilizando métodos lúdicos de gamificação, por exemplo, fica mais fácil refletir e memorizar as técnicas de vendas e estratégias que devem ser usadas por ele.

Portanto, para viabilizar esse treinamento, é necessário estabelecer objetivos e compreender quais são as necessidades do seu negócio. Para isso, é preciso escolher a dinâmica exata do jogo a ser utilizado.